Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

CONTA DE LUZ GRATUITA PARA IDOSOS – Confira agora como se aderir ao programa social do governo

Descubra como obter a conta de luz gratuita para idosos, incluindo todos os requisitos necessários. Este é apenas um dos direitos para idosos frequentemente abordados pelo Jornal JF. Leia mais!

0

No Brasil, de acordo com a Constituição Federal e a Lei dos Idosos, as pessoas idosas têm direito a uma vida que engloba não apenas todos os recursos necessários para a sobrevivência, mas também uma vida digna. Nesse contexto, a conta de luz gratuita para idosos faz parte desses recursos para proporcionar uma vida com mais qualidade.

Diante disso, o Governo Federal, em parceria com empresas privadas e públicas, constantemente estabelece políticas públicas direcionadas a idosos de baixa renda ou com deficiência, facilitando a realocação dos gastos para outras necessidades.

Portanto, confira a seguir todas as informações sobre como obter a conta de luz gratuita para idosos. Leia na íntegra!

Do que se trata a conta de luz gratuita para idosos?

Veja sobre como funciona a conta de luz gratuita para idosos e quais são os requisitos necessários para conseguir. (Fonte: Edição / Jornal JF)
Veja sobre como funciona a conta de luz gratuita para idosos e quais são os requisitos necessários para conseguir. (Fonte: Edição / Jornal JF)

Resumidamente, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) divulgou a data do segundo sorteio da promoção “2 Anos Sem Conta Cemig”. Dessa maneira, o ganhador receberá um prêmio de R$5 mil reais, convertidos em créditos junto à empresa de energia.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Apesar disso, os valores devem ser utilizados dentro de um período de dois anos. Contudo, é necessário atender a requisitos mínimos para participar do sorteio. Esses requisitos são estabelecidos para oferecer maior assistência a essa categoria de consumidores.

Em resumo, a Companhia implementou o sorteio com o objetivo de beneficiar famílias que enfrentam situações de vulnerabilidade econômica e social. Portanto, é crucial respeitar os requisitos para evitar a transferência de recursos para famílias que não necessitam.

Leia maisALERTA: APOSENTADOS e PENSIONISTAS, atenção: INSS vai se dobrar regularmente! Confira se você vai RECEBER.

Resumidamente, nos últimos anos, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) tem implementado programas com o intuito de oferecer descontos ou isenção total nas parcelas da conta de luz, inclusive para os idosos.

E quais são os requisitos necessários para conseguir a conta de luz gratuita para idosos?

Em resumo, para obter a conta de luz gratuita para idosos, é necessário atender a requisitos como estar inscrito no Cadastro Único, uma base de dados utilizada pelo Governo Federal. Além disso, é preciso ser um idoso com no mínimo 65 anos e receber o Benefício de Prestação Continuada.

Leia maisURGENTE: Lula Anuncia 14º Salário para Aposentados? Veja os detalhes!

Apesar disso, se o consumidor estiver utilizando algum aparelho que demande o uso contínuo de energia elétrica, estará apto a participar do sorteio. Para isso, basta acessar o site oficial e realizar o cadastro.

Por outro lado, para os idosos que não residem em Minas Gerais, existe também um programa do Governo Federal para obter desconto na conta de luz. Mais adiante, descubra como o programa funciona e o que fazer para participar.

Do que se trata o programa Tarifa Social do Governo Federal?

Em primeiro lugar, o Governo Federal oferece um programa chamado Tarifa Social. Nesse programa, cada família recebe descontos na conta de luz de acordo com a renda e os gastos elétricos, permitindo que os valores sejam realocados para outras necessidades essenciais à sobrevivência.

Leia maisEXCLUSIVO: Salário dos Aposentados com Novo Valor Após Reajuste Confirmado – Entenda Aqui!

Nesse sentido, para obter o desconto na conta de luz por meio do programa Tarifa Social, o consumidor deve manter os dados atualizados no sistema do Cadastro Único. Além disso, os beneficiários do BPC LOAS da Previdência Social são elegíveis para receber os descontos.

Apesar disso, os descontos variam de acordo com o consumo de energia de cada família a cada mês. Em outras palavras, se o consumo for menor, o desconto pode ser maior. O desconto máximo é de 65% para quem consome até 30 kWh por mês, com limite de 220 kWh por mês.

Resumidamente, o Jornal JF sempre fornece notícias em primeira mão, incluindo os principais direitos dos idosos, como a conta de luz gratuita para idosos. Dessa forma, é possível manter uma vida financeira equilibrada direcionando os gastos para o que realmente é necessário!

Veja também:

Desconto na conta de luz para idosos! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.