Consultar o tempo de contribuição do INSS: Veja o passo a passo completo
Durante muitos anos contribuiu para o INSS, mas, não tem ideia de quanto tempo falta para se aposentar? Descubra neste texto!
Logo após a Reforma da Previdência em 2019, os aposentados e pensionistas precisaram lidar com diversas mudanças quanto a aposentadorias, pensões e demais benefícios. No entanto, a consulta tempo de contribuição INSS permanece sendo o primeiro passo para saber quando se aposentar.
Nos últimos anos, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) também realizou alterações quanto aos seus procedimentos, procurando digitalizar parte dos processos e, o que antes era necessário comparecer até uma agência, hoje é possível fazer sem sair de casa.
Então, veja a seguir um passo a passo completo sobre como realizar a consulta tempo de contribuição INSS. Confira!
E qual a importância de contribuir para a Previdência Social?
No Brasil, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) possui um sistema contributivo, ou seja, contribuir para a Previdência Social é fundamental para garantir o acesso do trabalhador aos serviços e demais benefícios do instituto.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Nesse sentido, o instituto é responsável não apenas por aposentadorias, mas também pelo pagamento de benefícios, como auxílio-doença, o salário-maternidade e o auxílio-reclusão, por exemplo, além da pensão por morte.
Em se tratando da qualidade de segurado, ou seja, a condição de permanecer recebendo a proteção do instituo, ela tem validade de 12 meses a partir da última contribuição. No entanto, se o trabalhador estiver buscando empregado, estende-se para 24 meses.
Leia em seguida: ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PARA APOSENTADOS! Entenda se é possível
E se tiver contribuindo há mais de 10 anos para a Previdência Social, a proteção se estende para 36 meses. Para os contribuintes facultativos, como a dona de casa e o estudante, por exemplo, a condição de segurado dura por apenas seis meses logo após a última contribuição.
Do que se trata a Certidão do Tempo de Contribuição?
Em primeiro lugar, antes mesmo de te ensinar a realizar a consulta tempo de contribuição INSS, vamos explicar do que se trata a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC). Essa certidão é uma ferramenta indispensável para trabalhadores que desejam uma aposentadoria segura no Brasil.
Leia em seguida: APROVADO! INSS Garante Concessão Automática para Auxílio-Doença – Entenda o Que Muda!
Em razão disso, a certidão é um documento emitido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), e é fundamental para comprovar o tempo de trabalho e contribuição previdenciária de uma pessoa, ou seja, é necessário para o planejamento da aposentadoria.
E a CTC também é fundamental para comprovar o tempo de serviço necessário para a obtenção de aposentadorias, pensões e outros benefícios da Previdência Social, inclusive, aposentadoria especial, por exemplo. Ou seja, permite um cálculo exato do valor da aposentadoria e tempo para se aposentar.
Leia em seguida: EXCLUSIVO: Aposentados Aprovados para Abono de R$2000 – Consulte a Lista Oficial Aqui!
Para obter e garantir a CTC, basta entrar na plataforma ou aplicativo Meu INSS e solicitar a Certidão de Tempo de Contribuição, preenchendo um formulário online com informações detalhadas sobre o período de trabalho e contribuição desejad. Basta aguardar a aprovação e liberação na plataforma!
Aprenda como realizar a consulta tempo de contribuição INSS
Depois de tudo que falamos até aqui, vamos ao passo a passo para fazer a consulta tempo de contribuição INSS e saber quando você vai se aposentar. Na plataforma Meu INSS, é possível fazer a consulta.
Em primeiro lugar, entre na plataforma ou aplicativo oficial Meu INSS. Em seguida, clique em “Extrato de Contribuições (CNIS)” para verificar o histórico de todas as contribuições, por vínculo empregatício ou recolhimento por conta própria.
Leia em seguida: ÓTIMA NOTÍCIA! IDOSOS JÁ PODEM SOLICITAR ISENÇÃO DO IPTU EM 2024! Confira então agora os detalhes
Neste momento, se identificar que falta algum registro previdenciário, busque documentos (carteira de trabalho, carnês e guias de recolhimento) para pedir a correção e fazer o acerto quando pedir a aposentadoria. Em caso de dúvidas, basta ligar para o telefone 135.
Leia em seguida: STF aprova: Aposentados de até 2008 terão Salário revisado e aumentado – Veja então o que muda no benefício previdenciário INSS!
Destaca-se também que, na própria plataforma, também é possível fazer a simulação da aposentadoria com o atual tempo de contribuição. Nela, vão aparecer todos os períodos de contribuições e todas as opções disponíveis de aposentadoria para o contribuinte e quanto tempo falta.
E quanto ao planejamento previdenciário?
Depois de tudo que falamos, ficou claro quanto a importância de se ter um planejamento previdenciário, ou seja, é a partir deste planejamento que, o trabalhador vai poder viver uma vida mais tranquila apenas aguardando pela aposentadoria ao invés de viver na incerteza.
Leia mais: Descubra Todos os Benefícios e Como Obter a Sua Carteira do Idoso com este Guia Completo!
Em razão disso, comece hoje mesmo a organizar e se planejar para sua aposentadoria, com todos os documentos necessários, inclusive, confiando na sua organização e não do instituto, e também esteja sempre com os dados atualizados na plataforma Meu INSS!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!