Embora o empréstimo consignado seja uma modalidade de empréstimo muito utilizada por aposentados, pensionistas e outros beneficiários da Previdência Social, muitos ainda se endividam quanto as parcelas do consignado, daí existe a suspensão consignado INSS.
Em se tratando da modalidade consignada, é uma modalidade de empréstimo que, ao contrário do empréstimo pessoal, por exemplo, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou contracheque. E assim, possui taxas de juros bem menores.
Para entender melhor sobre como funciona a suspensão consignado INSS, leia na íntegra.
Entenda a diferença do empréstimo consignado para o empréstimo pessoal!
Em síntese, o empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito concedida para pessoas físicas e que pode ser utilizado para qualquer coisa. No entanto, a modalidade consignada também pode ser utilizada de várias maneiras, mas por ter garantia do desconto, possui taxas de juros menores.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
No empréstimo pessoal, as parcelas devem ser pagas pelo solicitante todos os meses. Por outro lado, no consignado, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS de quem pediu os valores emprestados.
Enquanto isso, as taxas de juros do empréstimo consignado são mais baixas do que as do empréstimo pessoal. Isso ocorre porque no empréstimo consignado as parcelas são descontadas de forma automática da fonte pagadora, o que reduz os riscos de inadimplência.
Leia em seguida: ÓTIMA NOTÍCIA! IDOSOS JÁ PODEM SOLICITAR ISENÇÃO DO IPTU EM 2024! Confira então agora os detalhes
Em se tratando dos limites de crédito do empréstimo pessoal, eles são definidos com base na capacidade de pagamento de quem pega o crédito e na análise de crédito realizada pela instituição financeira. No consignado, os limites de crédito são limitados a um percentual do salário ou benefício.
E qual é a opção mais vantajosa para os aposentados?
Em se tratando de empréstimos, a opção mais vantajosa para os aposentados, é o empréstimo consignado por ter desconto imediato, ou seja, não precisa se preocupar se vai ter dinheiro todos os meses para pagar, visto que antes mesmo de ter acesso ao salário, a parcela já foi descontada.
Leia em seguida: EXCLUSIVO: Aposentados Aprovados para Abono de R$2000 – Consulte a Lista Oficial Aqui!
E, além disso, como falamos anteriormente, as taxas de juros são menores. Existem também opções de parcelamentos mais atrativas e, apesar de realizar análise de crédito, mesmo negativados podem conseguir a contratação.
E do que se trata a suspensão consignado INSS?
De acordo com o Projeto de Lei n.º1328, de 2020, do Senador Oto Alencar, a suspensão do empréstimo consignado foi um projeto criado na época para ajudar no enfrentamento dos impactos negativos financeiros causados pela pandemia de Covid-19.
Leia em seguida: STF aprova: Aposentados de até 2008 terão Salário revisado e aumentado – Veja então o que muda no benefício previdenciário INSS!
Esse projeto se trata de uma medida criada de forma emergencial e de caráter limitado, para trazer um alívio nas parcelas dos empréstimos, válido durante o período da crise da pandemia da Covid-19. E assim, não estaria mais vigente.
Existem outras formas de suspensão consignado INSS?
Embora o projeto em questão já não tenha mais validade, é possível deixar de pagar o consignado, no entanto, as regras e os procedimentos quanto aos cancelamentos vão variar de acordo com cada instituição financeira.
Leia em seguida: ÓTIMA NOTÍCIA! IDOSOS JÁ PODEM SOLICITAR ISENÇÃO DO IPTU EM 2024! Confira então agora os detalhes
Nesse sentido, para cancelar o empréstimo consignado, entre em contato de forma direta com a instituição financeira com a qual você contratou o empréstimo consignado. Faça essa solicitação no prazo de até 7 dias corridos após receber o valor.
Em se tratando do cancelamento, a instituição financeira deve disponibilizar um formulário específico para cancelar. Nesse formulário, solicitam-se os dados de identificação, informações sobre devolução do valor contratado e detalhes sobre os tributos.
Depois disso, o aposentado vai precisar devolver todos os valores recebidos do empréstimo. Dever-se-á pago em até um dia útil após instruções da instituição financeira. E assim, a instituição vai desaverbar o contrato junto ao instituto de três a seis dias úteis.
Leia em seguida: ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PARA APOSENTADOS! Entenda se é possível
Logo após a conclusão, haverá a remoção do contrato do seu extrato de empréstimos. Com isso, vão liberar a margem novamente.
Nos casos em que não é mais possível o cancelamento, você pode tentar uma portabilidade para outra instituição financeira e com isso, fazer a transferência da dívida para outro banco que forneça mais vantagens, com taxas de juros menores e valor das parcelas.
E como funciona a portabilidade do consignado no caso de não suspensão consignado INSS?
Em último caso, se você percebeu que não está conseguindo pagar as parcelas do empréstimo, ou em uma pesquisa simples, descubriu que existem instituições financeiras com taxas de juros mais atrativas e parcelas menores, é possível realizar a portabilidade do consignado.
Essa portabilidade é uma transferência em que, o aposentado, pensionista ou outro beneficiário tem o direito de realizar. E assim, você pode transferir a sua dívida para outra instituição que vai comprá-la. Inclusive, é possível conseguir dinheiro nessa transação, o conhecido “troco” da portabilidade.
Leia em seguida: APROVADO! INSS Garante Concessão Automática para Auxílio-Doença – Entenda o Que Muda!
E a partir daí, o aposentado vai poder viver uma vida mais tranquila com relação as parcelas do consignado. Continue no Jornal JF para mais notícias e também aprender mais dicas como sobre a portabilidade!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!