Esclareça suas dúvidas sobre o funcionamento, modalidades, vantagens, desvantagens e se ainda é vantajoso contratar um empréstimo consignado INSS.
Quando se menciona empréstimo consignado, é comum associá-lo aos aposentados e pensionistas. De fato, essa modalidade de empréstimo está fortemente ligada a esses grupos e, por muito tempo, foi considerada uma das melhores opções nesse formato de crédito.
No entanto, o empréstimo consignado não se restringe apenas a eles, pois também existem empréstimos consignados privados. Diante disso, surge a pergunta: ainda vale a pena contratar um empréstimo consignado? Confira!
O que é um empréstimo consignado?
O empréstimo consignado está diretamente relacionado à sua característica única: é descontado diretamente do salário ou benefício do contratante, seja do contracheque, holerite ou pagamento do INSS.
Leia mais: Aumento do Salário Mínimo e Antecipação do 13°: Novidades na Folha de Pagamento INSS em Maio
Como funciona o empréstimo consignado? Conforme mencionado, o empréstimo consignado envolve o desconto automático da parcela diretamente do salário ou benefício do contratante.
No dia a dia, o valor do empréstimo não chega nem mesmo à conta do contratante, pois é retido antes mesmo de receber a remuneração mensal.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Existem duas modalidades de empréstimo consignado INSS:
Empréstimo consignado público: Essa modalidade é destinada principalmente a servidores públicos, aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS.
Nesse caso, pode ser vantajoso fazer um empréstimo consignado, uma vez que o contratante possui certa estabilidade e, portanto, encontra menos burocracias ao solicitá-lo.
Além disso, as taxas de juros geralmente são mais baixas em comparação a outras linhas de crédito, como cheque especial e empréstimo pessoal.
Leia mais: INSS pede suspensão da Revisão da Vida Toda: Aposentados e Pensionistas em Alerta
Empréstimo consignado privado: Essa modalidade é voltada para funcionários de empresas privadas. As empresas firmam parcerias com instituições financeiras para auxiliar os funcionários na obtenção desse recurso, que costuma ser bastante procurado.
As taxas de juros também tendem a ser mais baixas em comparação com linhas de crédito sem garantia. No entanto, é importante fazer cotações e comparar diferentes opções de empréstimo para obter um bom negócio.
Ainda vale a pena fazer um empréstimo consignado?
Para determinar se ainda vale a pena contratar um empréstimo consignado, é fundamental considerar os prós e contras ao tomar essa decisão. A resposta para essa pergunta é: depende.
Não se pode assumir que existem apenas duas opções, sim ou não, para essa pergunta, pois cada pessoa se encontra em uma situação financeira diferente.
No entanto, podemos levar em conta alguns aspectos que ajudam a determinar se, em determinado momento, é vantajoso ou não fazer um empréstimo consignado.
Quando é vantajoso fazer um empréstimo consignado?
Antes de mais nada, é importante compreender que vários fatores podem influenciar a decisão de contratar um empréstimo. As informações apresentadas aqui podem servir como referência para ponderar a escolha, mas não devem ser limitantes, certo?
Quando há uma necessidade comprovada: Em certos momentos, surgem obstáculos financeiros na vida de uma pessoa. Nesses casos, é válido considerar se fazer um empréstimo consignado vale a pena para suprir essa necessidade.
Quando as taxas de juros estão acessíveis: Normalmente, os empréstimos consignados são considerados os mais vantajosos, em grande parte devido às suas baixas taxas de juros. Se constatar que o banco ou instituição está oferecendo juros baixos no momento, pode ser uma boa oportunidade de fazer um empréstimo consignado.
Leia mais: Antecipação do 13 salário INSS: R$3.960 para Aposentados e Pensionistas – Confira as Datas!
Para substituir um contrato de empréstimo mais caro: Mesmo nos empréstimos consignados, as taxas de juros podem variar de acordo com a situação econômica do país. Portanto, é sempre válido acompanhar as ofertas das instituições financeiras.
Isso porque, se você já possui um empréstimo consignado em andamento e a instituição está oferecendo condições mais favoráveis atualmente, é possível contratar um novo empréstimo para quitar o anterior e, assim, economizar com juros a longo prazo.
Quando não vale a pena fazer um empréstimo consignado INSS?
Existem diversas situações em que, mesmo que a pessoa deseje, não é vantajoso contratar um empréstimo consignado.
Confira a seguir alguns cenários em que solicitar esse tipo de crédito pode prejudicar sua saúde financeira.
Quando as taxas de juros estão altas: Em períodos de crise, as taxas de juros para empréstimos aumentam. Nesse caso, pode não ser uma boa opção contratar um empréstimo consignado.
Assim, é interessante aguardar até que as taxas de juros sejam negociadas em um valor mais acessível para que você possa contratá-lo.
Leia mais: Aumento da Margem Consignável: Novas Oportunidades para Aposentados e Pensionistas em 2023
Quando a compra é desnecessária: Às vezes, uma pessoa pode fazer um empréstimo para facilitar a aquisição de um bem que, inicialmente, não teria condições de pagar sem o valor solicitado.
No entanto, ao analisar todas as circunstâncias envolvidas nessa solicitação, a pessoa pode perceber que essa compra, na verdade, é supérflua e não é realmente necessária.
Portanto, antes de solicitar um empréstimo, questione-se: qual é a real necessidade de adquirir esse item? Eu realmente preciso dele? Essas perguntas podem ajudar a avaliar a verdadeira necessidade de contratar esse tipo de empréstimo.
Quando não é possível pagar o empréstimo
O empréstimo consignado pode comprometer até 35% do valor total de seus benefícios com o crédito. Isso significa que, do valor total recebido por uma pessoa, 35% é o limite máximo para a contratação do empréstimo.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!