Aposentados e pensionistas contarão com um pagamento de uma parcela extra de R$ 660 reais do INSS nos próximos meses. O valor trata-se do 13º salário do INSS, que o governo depositará de forma antecipada. Além disso, um novo valor deve ser pago após o reajuste do salário mínimo.
Leia a seguir todas as informações sobre o pagamento do abono natalino e quando você pode garantir suas parcelas.
Como funciona o 13º salário do INSS?
O décimo terceiro salário, popularmente conhecido como abono natalino, é uma bonificação garantida pelo Governo Federal aos trabalhadores. Os pagamentos acontecem, tradicionalmente, nos últimos meses do ano, período de altos gastos com as festas de fim de ano.
Leia mais: BOMBA: INSS Luta para Cancelar Revisão da Vida Toda e Gera POLÊMICA!
Além de trabalhadores brasileiros, o 13º salário também assiste aposentados e pensionistas do INSS. Portanto, são milhões de pessoas que contam, anualmente, com o abono.
Em 2023, no entanto, o valor recebido tende a ser ainda maior, em comparação a 2022. Isso porque o Governo Federal concretizou dois reajustes seguidos no valor do salário mínimo. O piso salarial serve como base para o pagamento do 13º salário do INSS e de trabalhadores ativos, e, portanto, o aumento é bem recebido.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Antecipação do abono
Recentemente, outra prática comum em relação ao 13º salário do INSS foi a antecipação de parcelas. Após três anos de pagamentos no primeiro semestre, o governo brasileiro confirmou a retomada do calendário usual, com parcelas no fim do ano.
Leia mais: O que significa crédito não retornado para o INSS? VEJA O QUE FAZER
No entanto, após a pressão social e a vontade da população de receber a bonificação ainda no primeiro semestre, o Governo Federal voltou atrás. Assim, anunciou a antecipação das parcelas para os meses de maio/junho e junho/julho para beneficiários do INSS com direito de receber o abono.
Quando você deve receber o 13º salário do INSS?
Dessa forma, os pagamentos do 13º salário do INSS já começaram. Para beneficiários que recebem um salário mínimo, a primeira parcela estará disponível entre os dias 25 de maio e 7 de junho.
Leia mais: Grande Novidade: Antecipação do 14º Salário Sendo Liberada em Alguns Bancos – Confira!
Por outro lado, para aqueles que recebem salário de aposentadoria ou pensão maior que o piso salarial vigente, os depósitos começam dia 1º de junho. No entanto, essas datas condizem apenas com a primeira parcela do 13º salário do INSS.
As segundas parcelas cairão na conta dos beneficiários entre junho e julho. Assim, todo o valor do décimo terceiro estará disponível no primeiro semestre.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!