Recentemente, o Governo anunciou um novo auxílio financeiro destinado a determinados grupos da população. Este benefício envolve um valor de R$ 5 mil que será pago a indivíduos que atendam a critérios específicos. Entenda quem tem direito a esse pagamento, como o benefício será distribuído e quais são os passos necessários para recebê-lo.
Novo benefício oferecido pelo Governo Federal

No dia 15 de maio de 2024, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, anunciou o pagamento do Auxílio Reconstrução no valor de R$ 5.100 para 200 mil famílias impactadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul (RS).
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De acordo com o ministro, o pagamento será efetuado via Pix pela Caixa Econômica Federal. Rui Costa destacou que essa medida visa ajudar aqueles que perderam móveis e eletrodomésticos devido às enchentes. Este anúncio é parte de um conjunto de medidas adotadas pelo governo federal em apoio aos residentes do estado.
Auxílio Reconstrução para o RS
O vale será um auxílio fornecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, implementado com o apoio da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Ministério do Desenvolvimento Social.
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O formato do auxílio foi desenvolvido pelas equipes dos ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Fernando Haddad (Fazenda). Este benefício tem como objetivo atender famílias de baixa renda e aquelas que perderam suas residências.
Segundo a equipe de Lula, a verificação do endereço das pessoas afetadas será realizada por meio do cruzamento de dados com as empresas de abastecimento de água locais. Caso seja constatado o impacto, o cidadão receberá o dinheiro da Caixa, por meio do Pix.
Confirmação de dados para ter acesso ao Auxílio
As famílias do Rio Grande do Sul atingidas pelas fortes chuvas e enchentes do último mês precisam confirmar seus dados para receber o Auxílio Reconstrução do governo federal. O envio das informações é uma etapa obrigatória para o pagamento do benefício de R$ 5,1 mil.
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O site para confirmação dos dados é https://www.gov.br/mdr/pt-br/auxilioreconstrucao.
O governo federal começou, na semana passada, a montar o banco de dados para viabilizar o pagamento do auxílio, a partir das informações fornecidas pelas prefeituras gaúchas.
Veja como é feito o cadastro para poder receber o auxílio:
- As prefeituras cadastram as famílias desalojadas ou desabrigadas, incluindo informações pessoais e de endereço, no sistema do governo federal.
- O responsável pela família beneficiária confirma as informações por meio da conta no gov.br.
- A Caixa Econômica Federal realiza o pagamento em uma conta já existente ou abre uma nova conta para o beneficiário, que acessará o dinheiro pelo aplicativo Caixa TEM.
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