Como simular Novo Benefício do INSS pelo Aplicativo? Confira agora
Confira o passo a passo sobre como simular sua aposentadoria no aplicativo Meu INSS. Vamos aprender juntos?
Existem muitos segurados da Previdência Social que estão inquietos com relação ao tempo que falta para se aposentar, principalmente, após a mudança das regras com a Reforma da Previdência, por isso é fundamental saber como simular novo benefício do INSS.
Então, veja a seguir um tutorial completo sobre como simular sua aposentadoria. Leia na íntegra!
Do que se trata o tempo de contribuição ou tempo de serviço?
Embora pareça um termo semelhante, aqui não vamos tratar sobre a aposentadoria por tempo de contribuição prevista na Legislação e extinta com a Reforma da Previdência em 2019. Devia-se apenas pelo tempo de contribuição, mas já não existe mais.
Em se tratando do tempo de contribuição, também chamado de tempo de serviço, é todo período pago para a Previdência Social, ou seja, INSS. Desde 1998, através da Emenda Constitucional 20/1998 o sistema se tornou contributivo, ou seja, para se aposentar, é fundamental contribuir.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
No Brasil, não existe nenhuma outra forma de se aposentar sem contribuir, o que existe são benefícios como o Benefício de Prestação Continuada (LOAS), mas, não é uma modalidade de aposentadoria da Previdência Social.
Existem duas formas mais comuns de recolher as contribuições ou pagamentos previdenciários que são através dos segurados obrigatórios, e também dos facultativos. De um lado, os obrigatórios são aqueles que exercem alguma atividade remunerada.
Destacam-se os empregados CLT; empregado doméstico; trabalhador avulso e segurado especial. Existe também o contribuinte individual (trabalhador autônomo) e o MEI (microempreendor individual).
Lei em seguida: ALERTA: APOSENTADOS, saibam primeiro: Aumento de R$141 em seu salário confirmado – Confira!
Não obstante, temos também os segurados facultativos. Eles contribuem para a previdência por livre e espontânea vontade, para garantia sua aposentadoria. E assim, são eles as donas de casa, desempregados e os estudantes.
Existe alguma forma de ter o tempo de contribuição contabilizado mesmo sem trabalhar?
Existem momentos em que os segurados não vão estar trabalhando, mas, ainda sim, vão estar contribuindo para o INSS, que é o período em que você recebe salário maternidade; período de licença remunerada; período de atividade patronal ou autônoma; condição de empregador rural, dentre outras.
E como as contribuições são contadas e somadas?
Elas podem ser realizadas de duas formas que variam de acordo com o momento anterior ou posterior a Reforma da Previdência de 2019. De um lado, contribuições até 13/11/2019 a contagem do tempo é feita data a data. No entanto, contribuições a partir de 14/11/2019 a contagem é feita com o mês cheio.
Lei em seguida: REVISÃO DA VIDA TODA – Verifique a Projeção de Pagamento
E assim, não importa quanto tempo você tenha trabalhado em determinado mês, visto que, mesmo assim, será contado como um mês de recolhimento cheio, ou seja, se tornou uma iniciativa bem melhor para os segurados.
Aprenda como simular novo benefício do INSS
É possível simular novo benefício do INSS através da plataforma ou aplicativo Meu INSS. Basta entrar na plataforma ou aplicativo. Em seguida, clique em “Entrar com gov.br”. Depois disso, faça login com seu CPF e clique em “Continuar”. Digite a senha cadastrada e clique em “Entrar”.
Lei em seguida: Reajuste do Salário Mínimo dos Aposentados para 2024: Conheça as Mudanças do INSS!
Em seguida, procure por “Simular Aposentadoria” no buscador. Clique na lupa que aparece no canto direito e visualize seu tempo de contribuição em anos e meses. Essa simulação informa se você tem tempo suficiente para solicitar sua aposentadoria por idade ou contribuição.
Lei em seguida: Programa Federal 2023: Casas Grátis para Idosos e Beneficiários do Bolsa Família e BPC
Destaca-se que, podem acontecer erros nos registros gerados pela plataforma, inclusive, já foi informado pelo próprio Governo Federal que se tratam de estimativas de um direito e não do direito da aposentadoria propriamente dito. Continue no Jornal JF para mais notícias!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.