Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Como bloquear emprestimo consignado pelo meu INSS? Confira este guia completo

Descubra como evitar cair no golpe do Empréstimo Consignado e entenda como os criminosos agem com os aposentados!

0

No Brasil, aposentados, pensionistas e demais beneficiários da Previdência Social podem optar por contratar o empréstimo consignado, modalidade de crédito criada pensada para essa categoria. No entanto, você sabe como bloquear emprestimo consignado pelo meu INSS?

Embora tenha sido criado para essa categoria, os aposentados e pensionistas não são obrigados a contratar o crédito e, podem, inclusive, bloquear a operação sem precisar comparecer em uma agência ou dar maiores explicações a respeito.

Então, veja a seguir sobre como bloquear emprestimo consignado pelo meu INSS. Leia na íntegra!

Empréstimo consignado é uma operação obrigatória?

Veja sobre como bloquear emprestimo consignado pelo meu INSS, e saiba sobre a sua operação. (Fonte: Edição / Jornal JF)
Veja sobre como bloquear emprestimo consignado pelo meu INSS, e saiba sobre a sua operação. (Fonte: Edição / Jornal JF)

Em síntese, o empréstimo consignado é uma opção para o aposentado, ou seja, não se trata de uma operação obrigatória. Nenhum aposentado, pensionista ou outro beneficiário pode se ver obrigado a contrair o empréstimo consignado.

Leia em seguida: STF Julga Revisão da Vida Toda do INSS e ‘Pauta Verde’ essa semana – Veja o que pode acontecer

É importante lembrar que, a contratação de qualquer modalidade de crédito se caracteriza por uma relação que acontece entre aposentado e a instituição financeira. Dentro dessa operação, o instituto funciona apenas para trazer vantagens dentro do processo para ambos.

Leia em seguida: INSS divulga que os beneficiários podem acessar os serviços oferecidos de forma fácil e sem intermediários – Veja como

No entanto, cabe ao próprio segurado autorizar a contratação e não ao instituto.

Embora na teoria seja dessa forma, na prática, é cada vez maior o número de segurados que se deparam com empréstimos não autorizados em seu benefício, trazendo vários problemas a curto e longo prazo, se não identificados a tempo.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Dessa forma, para evitar que o benefício seja alvo de criminosos para fazer empréstimos consignados não autorizados, os aposentados e pensionistas podem bloquear esse tipo de transação dentro da plataforma do Meu INSS.

Aprenda como bloquear emprestimo consignado pelo meu INSS

Para bloquear o empréstimo consignado pelo Meu INSS, entre na plataforma ou aplicativo Meu INSS. Em seguida, faça o login pelo CPF e senha da sua conta Gov.br. No campo de pesquisa da página inicial da plataforma, escreva a palavra “Empréstimo”.

Depois disso, escolha a opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício Para Empréstimo” Logo após, siga as instruções recomendadas. E para finalizar, confirme a solicitação de bloqueio.

Leia em seguida: INSS anunciou que vai injetar R$ 66 bilhões na economia nos meses de abril e maio – Confira quem se beneficia

Vale destacar que, se o for necessário desbloquear o benefício para solicitar um empréstimo consignado, basta realizar a mesma operação, escolhendo a opção “Desbloquear” no portal ou no aplicativo Meu INSS.

Veja as medidas tomadas para proteção dos aposentados

Embora muitos aposentados e pensionistas queiram a autorização para contrair o empréstimo consignado, após a aprovação do benefício, o INSS bloqueia de forma automática por um período de 90 dias como medida preventiva.

Leia em seguida: Saiu no Diário Oficial: Confira as Datas de Pagamento da Antecipação do 13º do INSS!

Essa foi a decisão tomada pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para evitar as chantagens de instituições para com os aposentados. No entanto, se o segurado notar empréstimos não autorizados em seu benefício, recomenda-se acessar o site Consumidor.gov e registrar uma reclamação.

Esse site é gerido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que resolve a pendência quanto ao crédito. Em casos de suspeita de fraudes dentro do sistema, recomenda-se também a realização de um registro de ocorrência em um boletim de polícia.

Ademais, também não se deve fornecer a terceiros a senha pessoal e nem a senha do seu e-mail pessoal cadastrado no sistema. E não se deve permitir o preenchimento de cadastros em seu nome ou crie senhas. Tenha cuidado ao anotar e guardar login e senha. Continue no Jornal JF!

Veja também: URGENTE: NOVA LEI pode SURPREENDER quem tem CONTA em BANCO

URGENTE: NOVA LEI pode SURPREENDER quem tem CONTA em BANCO – VEJA quem SERÁ IMPACTADO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.