Caso você trabalhe de carteira assinada e precise quitar uma dívida, ou pretende solicitar um empréstimo para adquirir um bem ou realizar um sonho, o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode te ajudar com a sua necessidade.
Todos os anos o FGTS caí na sua conta, e através da modalidade saque-aniversário, no dia do seu aniversário é possível sacar até 50% do valor disponível. Mas, o que pode ser feito com esse valor?
De acordo com o CEO do Grupo Euro17, Marcelo Carvalho, o empréstimo FGTS Saque-Aniversário está na frente das demais modalidades de empréstimo, uma vez que não compromete a renda do tomador.
“O risco para o profissional é zero porque, além de os juros serem mais baixos, o dinheiro depositado mensalmente pela empresa contratante é dele, não pertence a mais ninguém”, explica o especialista.
Vejamos a seguir maiores detalhes dessa oportunidade.
Saque-aniversário do FGTS
Antes de mais nada, é interessante ressaltar que o FGTS é um benefício do funcionário contratado sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para que o mesmo tenha uma proteção financeira ao ser demitido sem justa causa.
Todos os meses, a empresa empregadora deposita cerca de 8% do seu salário em um fundo específico da Caixa para este fim. O governo criou a modalidade de Saque-Aniversário, para visando permitir que o trabalhador saque parte do seu FGTS uma vez por ano, no mês do seu nascimento.
No entanto, é possível antecipar até 12 anos do fundo de uma vez ou fazer um saque por ano.
“Quem tem endividamento e paga uma taxa de juros maior do que 1,29% ao mês, essa é a opção mais indicada. Mas antecipe apenas o que você vai precisar. Não se esqueça de que, por menor que seja a taxa, você perderá uma rentabilidade para uma instituição de crédito”, observa Marcelo.
Além disso, o trabalhador não precisa passar por avaliação para receber o saque do FGTS antecipado. A antecipação do FGTS cai na conta indicada rapidamente, sem burocracias. “Mas se ele for demitido e tiver feito o saque anteriormente, só poderá contar com a multa integral paga pela contratante no valor de 40% do que havia no fundo até o desligamento”.
O FGTS é geralmente usado como uma garantia para pagamento de contas, quanto o trabalhador se encontra desempregado, em busca de uma nova oportunidade. Sendo assim, antes de usar o FGTS para quitar dívidas ou evitar um financiamento com taxas de juros altas, avalie todos esses fatores.
Mudanças do FGTS
Por fim, alteração recente nas regras do FGTS resultaram em uma série de benefícios e facilidades para os trabalhadores.
Confira as principais mudanças:
- O trabalhador de carteira assinada e inscrito no FGTS não precisa mais esperar dois anos após a adesão do programa para sacar o abono;
- Agora, eles têm uma maior liberdade e flexibilidade para acessar o saldo a qualquer momento;
- A solicitação pode ser feita diretamente pelo aplicativo do FGTS até o último dia do mês do aniversário do funcionário;
- Isso garante que ele possa retirar o valor no mesmo ano do pedido;
- Em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador também não precisará mais aguardar para sacar o saldo da conta.