Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA IDOSOS – 7 Direitos que quase ninguém sabe – CONHEÇA

Saiba 7 benefício para idosos que você tem direito, mas ainda não sabe! Confira aqui todos os detalhes!

0

Entre os diversos direitos disponíveis aos brasileiros com mais de 60 anos, existem alguns que muitos ainda desconhecem e que estão previstos no Estatuto do Idoso, com vigência no país desde 2003 e que com frequência passa por novas inclusas.

Dessa forma, visando garantir que você conheça seus principais direitos, separamos uma lista com 7 benefício para idosos imperdíveis. Confira em seguida cada um deles!

1 – Transporte coletivo gratuito

Veja 7 benefício para idosos que você tem direito, mas ainda não sabe! Confira aqui! (Fonte/Edição: Jornal JF).
Veja 7 benefício para idosos que você tem direito, mas ainda não sabe! Confira aqui! (Fonte: Edição / Jornal JF).

O transporte coletivo gratuito é o 1.° benefício concedido para os idosos neste ano. Assim, as companhias de transporte são obrigadas a reservar duas vagas por veículo especialmente para este grupo. Caso estejam ocupadas, os idosos têm direito a descontos no preço do bilhete.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

2 – Desconto em viagens

No ano de 2007, o Ministério do Turismo lançou o programa Viaja Mais Melhor Idade, um programa que oferece descontos de até 50% em hospedagens em hotéis e agências de viagem em todo o Brasil, em especial na época de baixa temporada.

3 – Isenção do IPTU

Por meio do 3.° benefício, os idosos têm direito à isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). No entanto, apenas em determinados municípios essa vantagem é aplicável. A razão é que nem todos os municípios disponibilizam essa isenção e as normas variam entre eles.

Leia em seguida: CONFIRA AGORA: NOVA LEI dos IDOSOS: 7 DIREITOS que quase NINGUÉM sabe – VEJA

4 – Correção limitada do plano de saúde

Idosos que se aposentaram enquanto estavam exercendo atividade formal em uma empresa e tinham um plano de saúde disponibilizado podem manter esse benefício. Mas, será necessário arcar com o montante contribuído pelo empregador.

5 – Prioridade em processos judiciais

Ter prioridade nas filas de processos judicias, é o 5.° benefício para idosos. Desse modo, está acessível em qualquer instância do judiciário. Todavia, para assegurar essa vantagem, o advogado responsável precisa fazer a solicitação formal à autoridade judiciária.

Leia em seguida: REVELADO: Descubra os 11 benefícios exclusivos reservados para IDOSOS!

6 – Prioridade em programas habitacionais

É estabelecido por lei que 3% das casas em programas habitacionais sejam destinadas aos idosos com 60 anos ou mais. Esses idosos têm prioridade na aquisição de propriedades em projetos habitacionais patrocinados ou apoiados pelo governo federal.

7 – Pensão alimentícia dos filhos

O 7.° benefício assegura que idosos incapazes de manter seu próprio sustento tenham direito à pensão alimentícia proveniente dos filhos. Assim, caso os filhos recusem, a solicitação pode ser feita na esfera judicial.

Confira também:

NOVA LEI dos IDOSOS: 7 DIREITOS que quase NINGUÉM sabe – VEJA AGORA o ESTATUTO do IDOSO e APROVEITE. (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.