Alguns beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão ter direito de receber o seu benefício mensal em dobro em Maio, confira quem vai poder receber, e as datas em que vão ser liberados os pagamentos.
Benefício em dobro do INSS no mês de Maio
Os moradores dos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas serão beneficiados com a antecipação dos pagamentos dos benefícios previdenciários. Esses pagamentos, originalmente previstos para junho, foram adiantados para maio, abrangendo inclusive os benefícios de prestação continuada.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Assim, a iniciativa visa auxiliar os beneficiários que enfrentam dificuldades devido à situação de calamidade pública, que é considerada o pior desastre climático da história do estado gaúcho. Desse modo, esses beneficiários vão receber os pagamentos em dobro, juntando os benefícios de Maio e Junho apenas neste mês.
Dessa forma, a antecipação dos pagamentos foi estabelecida por meio de uma portaria conjunta do INSS e do Ministério da Previdência Social, assinada na última sexta-feira. Consequentemente, os pagamentos programados para o dia 24 de junho serão realizados juntamente com os de maio.
Assim, é importante ressaltar que não terão direito ao adiantamento os segurados que recebem benefícios temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão.
Calendário de pagamentos dos Benefícios do INSS
A data de pagamento do benefício é determinada com base no último número do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador que aparece após o traço.
Desse modo, se o número do cartão for 123456789-0, apenas o número 9 deve ser levado em conta para verificar quando o benefício estará disponível.
Desse modo, confira a seguir o calendário oficial de pagamentos dos benefícios em Maio:
Medidas adotadas pela Caixa Econômica Federal
A Caixa Econômica Federal também divulgou nesta sexta-feira medidas de apoio aos municípios afetados pelos temporais.
Dessa forma, os trabalhadores nessas cidades terão a oportunidade de sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) devido à situação de calamidade.
Equipes técnicas do banco, especializadas em áreas como habitação, serão enviadas para oferecer suporte técnico às prefeituras, auxiliando na elaboração de um plano de assistência à população, além disso, eles ajudarão os trabalhadores a acessarem o saque emergencial do FGTS.
Assim, a Caixa também anunciou a possibilidade de suspensão por até três meses nos contratos de financiamento imobiliário nas áreas afetadas, mediante solicitação do cliente.
Leia mais: Atenção: Ministério Antecipa Benefício para um Grupo Específico em Maio – Confira Agora!
Veja Também: INSS: LULA libera NOVA LINHA de CRÉDITO CONSIGNADO! Confira
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!