Se você é beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada), fique atento! Já está em vigor a plataforma utilizada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para atualização cadastral. Essa atualização é fundamental para garantir a continuidade dos pagamentos e evitar fraudes. Confira como realizar o processo e não perder o seu benefício.
Em um esforço para modernizar e tornar mais eficiente o controle do BPC, o INSS lançou um sistema para facilitar a consulta e o recadastramento. Isso significa mais comodidade para os beneficiários, que poderão verificar a necessidade de atualização diretamente pelo site ou aplicativo “Meu INSS”. A partir de agora, fique de olho nas notificações para não ser surpreendido.
Quais Beneficiários Precisam Fazer o Recadastramento do BPC?
Nesta primeira fase, 505.018 pessoas serão chamadas para atualizar o cadastro no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) de seu município. A orientação é verificar regularmente se o seu CPF está na lista, pois novos lotes serão incluídos de forma gradual.
Além das notificações por push no aplicativo “Meu INSS”, o contato poderá ocorrer via carta enviada pelos Correios, SMS, rede bancária (no extrato mensal do pagamento do benefício) e, por fim, edital. O INSS também alerta contra golpes: não pedidos por dados nem biometria facial serão feitos por terceiros.
Como Será o Processo de Atualização Cadastral?
A atualização cadastral será feita no CRAS no prazo de:
- 45 dias para regiões com até 50 mil habitantes;
- 90 dias para localidades com mais de 50 mil moradores.
No entanto, a partir do dia 1º do mês que vem, os beneficiários ou seus responsáveis legais precisarão realizar o registro biométrico nos cadastros da Carteira de Identidade Nacional (CIN), do título eleitoral ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O Que Acontece se o Beneficiário Não Comparecer?
O não comparecimento para a atualização cadastral resultará no bloqueio do pagamento após 30 dias do envio da notificação. A suspensão do benefício só ocorre se houver comprovação do recebimento do aviso.
A boa notícia é que a inclusão ou atualização no Cadastro Único pode ser feita até o fim do prazo de suspensão, mantendo o pagamento do benefício. Caso o beneficiário não compareça, o pagamento será suspenso no mês subsequente ao fim dos prazos estabelecidos (45 e 90 dias). A reativação do benefício será possível a partir do momento em que a inscrição ou atualização no Cadastro Único for realizada.
Quais São os Principais Prazos e Documentos Necessários?
Para realizar a atualização cadastral, alguns prazos e documentos são essenciais:
- Prazo de 45 e 90 dias: Dependendo da região, o beneficiário tem até 45 ou 90 dias para procurar o CRAS para atualização cadastral.
- Registro biométrico: Será necessário realizar o registro biométrico na CIN, título eleitoral ou CNH.
- Documentos: Apresentar documentos como CPF, RG e comprovante de residência ao CRAS.
É importante lembrar que a atualização não será feita diretamente no INSS, mas sim no CRAS de sua cidade. Esteja sempre atento às notificações e mensagens recebidas por meio dos canais oficiais do INSS para evitar qualquer problema em relação ao seu benefício.
Por fim, é essencial manter seu cadastro atualizado e conferir frequentemente as comunicados do INSS. Dessa forma, você garante a continuidade do pagamento do BPC e evita ações fraudulentas. Se tiver dúvidas, procure o CRAS mais próximo ou acesse o site do INSS para mais informações.