Mais uma vez o Instituto Nacional de Previdência Social anunciou a antecipação do pagamento dos benefícios do INSS para o mês de maio. Desta vez, aposentados e pensionistas recebem ainda a segunda parcela do 13º salário, que também foi antecipada pelo Governo Federal.
De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aposentados e pensionistas terão o pagamento de junho antecipado. Desse modo, aposentadorias, pensões e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do próximo mês serão pago simultaneamente ao do mês de maio para alguns grupos.
Neste artigo vamos explicar tudo sobre a antecipação do pagamento antecipado de benefícios do INSS. Saiba se você tem direito à antecipação, como e quando receber.
Quem irá receber o benefício antecipado do INSS?

A princípio, antecipação acontece para beneficiários do Rio Grande do Sul que sofrem com as cheias no Estado. A liberação acontece em conjunto aos benefícios de maio, e inclui ainda a antecipação do 13º salário, referente a segunda parcela. A medida vem como resultado encontrado pelo Governo Federal para amenizar a situação avassaladora no Estado do Rio Grande do Sul, onde milhares de pessoas foram atingidas, tendo que deixar suas casas.
Logo, apenas quem recebe benefícios permanentes, como aposentadorias, pensões e BPC terão o pagamento antecipado. Aqueles que recebem benefícios temporários como auxílio-doença, auxílio-reclusão e salário-maternidade, não serão contemplados.
Desde o início das chuvas, dia 29 de maio, milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas e ir para abrigos ou para a casa de parentes. Muitos perderam tudo que tinham. Para ajudar as famílias a se reerguerem diante da tragédia, o Governo Federal liberou o pagamento antecipado para benefícios do INSS.
A antecipação acontece similarmente à setembro de 2023, quando o Governo adiantou o benefício pelo mesmo motivo. O intuito é ajudar beneficiários que residem em locais atingidos pela cheia, considerada o pior desastre na história do Estado do Rio Grande do Sul.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como receber o benefício do INSS antecipado?
Para ter direito à antecipação do benefício do INSS é preciso residir em áreas atingidas pelas cheias, nas cidades que decretaram situação de calamidade pública. Por outro lado, é necessário solicitar o adiantamento no banco onde o beneficiário costuma receber, mediante assinatura do termo de adesão.
Os valores antecipados são devolvidos pelos beneficiários a partir do terceiro mês de antecipação, em até 36 vezes sem juros.
Leia mais: Décimo terceiro salário do INSS está sendo antecipado pela Previdência – Pagamento na Conta!
Calendário de pagamento do benefício antecipado do INSS?
O calendário de pagamento do INSS vai de 24 de maio a 7 de junho. Como de praxe, o pagamento do benefício acontece de acordo com o número final do cartão de benefício. Confira as datas de pagamento:

Leia mais: Banco do Brasil convoca aposentados para resgate de valores – Veja como garantir o seu!
Quais os impactos das cheias no Rio Grande do Sul?
Desde o dia 29 de abril o Rio Grande do Sul é atingido por uma catástrofe histórica. As cheias, decorrentes das fortes chuvas no Estado, afetaram mais de 445 municípios. Como resultado, mais de cem mil pessoas estão desabrigadas e o número de mortos já contabiliza 145 pessoas.
Enquanto o governo lida com os impactos econômicos, muitas famílias terão que reconstruir suas casas e começar suas vidas do zero. Por fim, a ação do Governo Federal vem a calhar neste momento de tantas perdas e sofrimento. É uma forma de dar esperança às famílias atingidas.
Se você mora em alguma área de risco e está em estado de calamidade pública, mantenha-se em segurança e siga as orientações da Defesa Civil.
Veja Também: Grana Extra em Maio do INSS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!