2024 começou da pior maneira para o Japão. Nesta terça, 02 de Janeiro, um avião pega fogo no aeroporto de Tóquio. Esse avião da Japan Airlines com 367 passageiros e 12 tripulantes pegou fogo após bater em uma aeronave da Guarda Costeira do Japão a pista do aeroporto internacional de Haneda.
Esse choque gerou explosão instantânea entre ambas, que puderam ser vistas pelas câmeras do aeroporto. De acordo com a rede estatal japonesa NHK e a agência estatal Kyodo, cinco dos seis tripulantes do avião da Guarda Costeira morreram no choque.
No entanto, a Guarda Costeira do Japão afirmou que o piloto da aeronave conseguiu escapar e está internado em estado grave. Veja a seguir tudo sobre o acidente.
Urgente: Avião pega fogo no aeroporto de Tóquio

Nesta terça, 02 de Janeiro, um avião pega fogo no aeroporto de Tóquio. Esse avião da Japan Airlines com 367 passageiros e 12 tripulantes pegou fogo após bater em uma aeronave da Guarda Costeira do Japão a pista do aeroporto internacional de Haneda.
Leia em seguida: SAIU OFICIO: SUSPENSÃO dos CONSIGNADOS – INSS é OBRIGADO a dar 180 DIAS- Confira
Embora tenha sido uma forte explosão, a Japan Airlines afirmou que todas as 379 pessoas a bordo da aeronave, entre elas oito crianças, foram retiradas a tempo – o avião foi depois consumido pelas chamas.
E, além disso, a polícia local disse à imprensa japonesa que 17 passageiros feridos, mas ainda não havia informação sobre o estado de saúde delas até então. Em entrevista, a Guarda Costeira do Japão afirmou que o capitão, identificado como Genki Miyamoto, de 39 anos, conseguiu sair sozinho dos destroços.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
“A aeronave explodiu na pista. Eu escapei. A (condição dos) demais tripulantes é desconhecida”, disse ele, segundo a Guarda Costeira.
Duas tragédias em menos de 48 horas
Embora o calendário tenha virado, a colisão aconteceu um dia apenas após um terremoto de 7,6 atingir a costa oeste do Japão, tirando a vida de 48 pessoas e gerando alertas de grandes tsunamis. Esse episódio reacendeu o trauma dos japoneses após ao acidente de Fukushima em 2011.
Leia em seguida: Viaje de Graça e Tenha Prioridade: Como Conseguir sua Carteira do Idoso!
É importante lembrar que, nesses casos, muitas vezes, não é possível fazer a prova de vida dos feridos, visto que os ferimentos são grandes, ou mesmo, as pessoas ficam desaparecidas e com o passar do tempo, são dadas como mortas. E isso sem falar da destruição de moradias.
De acordo com a Guarda Costeira, sua aeronave que colidiu com a da Japan Airlines estava na pista para decolar em direção à base militar de Niigata, na costa oeste do país, para levar ajuda às cidades atingidas pelo terremoto.
Leia em seguida: 7 Direitos Liberados para Pessoas Idosas: Conheça o Estatuto do Idoso Agora!
Destaca-se que, o tremor gerou cerca de 50 réplicas ao longo da região de Ishikawa, no oeste do Japão, e alertas por tsunamis com ondas de até 5 metros. E, além disso, os alertas duraram quase 24 horas e foram retirados na manhã desta terça, mas equipes ainda fazem buscas nas cidades atingidas.
Leia em seguida: Governo Oficializa Calendário PIS 2024- Veja Quando Será Pago!
No entanto, a aeronave da Japan Airlines era um voo comercial que chegava de Hokkaido, no norte.
E quais as possíveis causas para o acidente?
Por ser um acidente recente, as autoridades ainda não informaram as causas para a colisão das duas aeronaves. De um lado, a Japan Airlines alegou que o piloto seguiu as instruções da torre de comando para o pouso.
Leia em seguida: Oportunidade! Abertura de 5 mil vagas para aquisição de CNH gratuita pela Habilitação Social
No entanto, o capitão recebeu permissão para pousar, mas “provavelmente” não conseguiu ver o avião da Guarda Costeira, construído pela Bombardier. E a companhia afirmou também que o sistema de comunicação com os passageiros não funcionou após a explosão.
Leia em seguida: Pagamentos Atrasados do INSS: Lista de Aposentados Beneficiados – Confira Agora! Não perca
Destaca-se que, após a colisão, o aeroporto de Haneda cancelou todos os pousos e decolagens. E o Jornal JF segue trazendo as principais notícias, também com relação a viagens e tudo o mais que você precisa saber sobre seus direitos e as notícias do dia no Brasil e no mundo!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.