Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Auxílio-reclusão 2024: Reajuste, Direitos e Novos Valores pelo INSS

Auxílio-reclusão 2024: descubra os requisitos para elegibilidade ao benefício previdenciário do INSS, valor atualizado e quem tem direito. Saiba mais sobre o importante auxílio!

0

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou, no início deste ano, a atualização dos valores de todos os seus benefícios previdenciários. Uma das atualizações é o valor do auxílio-reclusão, destinado aos dependentes de contribuintes que estão reclusos em regime fechado.

Como parte das atualizações anuais do INSS, o reajuste do auxílio-reclusão começou a ter efeito a partir do começo deste mês.

O que é o auxílio-reclusão e quem tem direito

Saiba tudo sobre o reajuste do auxílio-reclusão (Fonte: Edição / Jornal JF)
Saiba tudo sobre o reajuste do auxílio-reclusão (Fonte: Edição / Jornal JF)

Em resumo, o auxílio-resclusão é um benefício previdenciário cujo objetivo é garantir uma renda aos dependentes de trabalhadores presos em regime fechado.

Leia mais: Calendário Abono Salarial PIS/PASEP 2024 Liberado! Assim, confira Agora as Datas de Pagamento!

Entretanto, ao contrário do que muitos podem pensar, nem todo detento tem direito a esse benefício. Para ser elegível, o trabalhador precisa cumprir com uma série de requisitos, entre eles, ter contribuído ao INSS.

Dessa forma, os dependentes que podem solicitar este benefício são: esposa ou esposo, filho menor de 18 anos, filho com deficiência de qualquer idade, pais e irmãos que eram sustentados pelo trabalhador. Ao analisar os pedidos, o INSS irá considerar documentos que comprovem a dependência econômica em relação ao detento.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp

Aumento no valor do auxílio-reclusão em 2024

É preciso entender que a partir de 25 de janeiro de 2024, com a entrada em vigor do novo calendário do INSS, o auxílio-reclusão passará a pagar o valor de R$ 1.412,00, um aumento em relação ao valor pago em 2023.

Leia mais: Revelado: Como Transformar seu BPC em Aposentadoria e então Ampliar seus Benefícios Financeiros em 2024!

Assim, este valor é equivalente ao atual salário mínimo do país, que serve como piso para a Previdência Social.

Requisitos para receber o auxílio-reclusão em 2024

Além de ser familiar de um trabalhador que esteja preso em regime fechado e que tenha contribuído ao INSS, alguns outros critérios devem ser atendidos para receber o auxílio-reclusão.

Leia mais: STF libera Pagamento de R$ 95 bilhões em precatórios do INSS! Veja quem recebe

O segurado precisa ter contribuído ao INSS por pelo menos 24 meses, ser considerado de baixa renda (remuneração de até dois salários mínimos por mês) e não pode estar recebendo outros benefícios do INSS.

Considerações finais

Considerado um dos benefícios mais polêmicos do INSS, o auxílio-reclusão é, de fato, muito importante para as famílias que ficam desamparadas com a prisão de um familiar. Uma vez cumpridos os critérios estabelecidos pelo INSS, o benefício pode ser um importante auxílio para essas famílias.

Veja também

INSS anuncia três pagamentos para este mês (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.