Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Autoteste para dengue deve ser liberado em breve- Anvisa e Ministério da Saúde estão em negociação

A medida foi divulgada pelo diretor da Área de Produtos de Saúde da Anvisa

0

O aumento em casos de dengue no Brasil está fazendo com que o governo e também órgãos do país comecem a ver meios de minimizar tal problema. Somente este ano, já foram registrados inúmeros casos, sem contar em óbitos que apenas neste começo de 2024.

Por conta disso, o diretor da Área de Produtos de Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Daniel Pereira, revelou uma novidade. A Anvisa negocia com o Ministério da Saúde uma possibilidade de autotestes para dengue.

Deseja estar a par deste assunto em particular sobre o autoteste para dengue? Então prossiga atentamente com a leitura abaixo para que nenhum tipo de dúvidas permaneça e você possa extrair todo o conhecimento do caso.

Autotestes para dengue

A expectativa da Anvisa é de que o autoteste para a dengue seja liberado o mais rápido possível. (Fonte: Freepik)
A expectativa da Anvisa é de que o autoteste para a dengue seja liberado o mais rápido possível. (Fonte: Freepik)

O pacto para a comercialização de autotestes para dengue no Brasil já está em andamento entre o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação foi reforçada pelo diretor da Área de Produtos de Saúde da Anvisa, Daniel Pereira.

Leia mais: 11 alternativas de presentes baratos para a PÁSCOA

Atualmente, a Anvisa está negociando juntamente com o Ministério da Saúde a possibilidade dos autotestes. A afirmação foi realizada durante uma entrevista a Milton Jung e Cássia Godoy no Jornal da CBN.

Nesse sentido, ele disse que, atualmente, são dois testes liberados: o laboratorial e o rápido. A respeito do autoteste, eles dependem “de uma política acoplada à sua utilização”. Ou seja, por conta disso a conversa precisa ocorrer antes e só depois disso os produtos podem de fato entrar em circulação no mercado.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Contatos frenéticos

Segundo o diretor, a Anvisa também está em contato com a Butantan e outros fornecedores de vacinas. “Prestando todo o auxílio necessário para que a gente consiga trazer com segurança, qualidade e eficácia os melhores produtos e as melhores vacinas para o enfrentamento dessa doença”.

Leia mais: Mauro Vieira vai explicar fala de Lula sobre Israel no Senado – Presidente acumula pedidos de impeachment

Além disso, Daniel também revela que é um momento de “avaliação” a todos os pedidos de forma “criteriosa”. Por conta disso, não é possível classificar de uma forma concreta qualquer tipo de prazo para liberação de mais vacinas.

A seguir, abordaremos sobre a questão do comércio de repelentes para a prevenção da dengue. Confira todas as informações reveladas em primeira mão por Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa.

Uso de repelentes

Barra Torres ainda reforçou que a agência também é a responsável pela autorização do comércio de repelentes no Brasil. “O cidadão, quando vai a uma farmácia sabidamente certificada e inspecionada, terá certeza de que ali estão sendo comercializados produtos que foram avaliados pela agência”.

Leia mais: Clima do Brasil: Temperaturas podem chegar a 45 °C em algumas regiões – Saiba mais

“O repelente é, de fato, uma estratégia muito importante porque vamos lembrar: vacinas promovem imunidade dentro de um intervalo de tempo. Então, para resolver o problema agora, combate ao foco do mosquito e prevenção contra o mosquito com o uso de repelentes”.

“Temos mais de 600 registros de repelentes no Brasil e nada nos leva a crer, neste momento, que possa haver algum tipo de desabastecimento”, finalizou, ao destacar a relevância de seguir fielmente as orientações incluídas na bula ou frasco do produto.

Gostou do conteúdo? Portanto o Jornal JF traz para você as melhores notícias sobre o INSS, política, economia, entretenimento e outros diversos assuntos para mantê-lo atualizado. Continue acompanhando nosso blog e mantenha-se sempre atualizado!

Veja Também: Saiu no Diário Oficial o 13 salário adiantado dos aposentados

SAIU no DIÁRIO OFICIAL: 13 salario dos aposentados ADIANTADO 2024 – VEJA as DATAS e VALORES. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.