Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

ATENÇÃO: Quem Deve Realizar a Prova de Vida do INSS em Janeiro? Confira Agora!

Evite perder seu benefício do INSS, confira como fazer a prova de vida em 2024.

0

A Prova de Vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um importante processo para que os segurados continuem recebendo seu benefício, portanto, é importante saber quem precisa fazer o processo, principalmente com a entrada do mês de Janeiro.

Desse modo, entenda a seguir como funciona a prova de vida do INSS e veja como você pode fazer a sua.

O que é a prova de vida do INSS ?

Como funciona a prova de vida do INSS (Fonte: Edição / Jornal JF)
Como funciona a prova de vida do INSS (Fonte: Edição / Jornal JF)

A Prova de Vida do INSS é um processo cuja função é verificar a autenticidade das informações dos segurados do INSS, com objetivo de evitar irregularidades em pagamentos dos benefícios, no caso de fraudes e utilização indevida dos benefícios.

Leia Mais: Antecipação do 13º Salário INSS 2024: Quem recebe, como e quando será pago?

Assim, com a efetuação do processo, o INSS consegue verificar se o segurado continua vivo e elegível para poder continuar seu recebendo o seu benefício.

Existem casos que mesmo após o falecimento do beneficiário, familiares ou terceiros acabam explorando os pagamentos que deveriam ser feitos para o falecido, por isso o INSS faz o processo para evitar esse tipo de situação.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp

Mudanças no processo da Prova de Vida do INSS

Devido à chegada da pandemia do Covid-19, de modo a evitar aglomerações, o INSS suspendeu a obrigatoriedade da prova de vida, por ser um processo presencial, no entanto, no ano passado ela voltou a ser obrigatória, mas de forma online.

Leia Mais: CNPS Reduz Juros de Empréstimos Consignados Para Aposentados e Pensionistas do INSS

Atualmente, exite um sistema que cruza as informações dos segurados proveniente de entidades públicas. Desse modo, o sistema consegue informar ao Instituto se o segurado continua vivo e apto para receber o seu benefício.

No entanto, é importante lembrar que o segurado ainda possui responsabilidades, que é o de manter seus dados atualizados nas plataformas e sistemas do Governo Federal.

Portanto, é de extrema importância que o segurado fique atento à essas atualizações, principalmente perto de seu mês de aniversário, pois caso os dados estejam desatualizados a Previdência Social pode bloquear o benefício do segurado, se não encontrar os dados necessários para comprovar a vida do mesmo.

Quem precisa fazer a prova de vida do INSS em Janeiro ?

O INSS considera a data de aniversário do segurado como referência para a prova de vida, desse modo, aqueles que fazem aniversário em Janeiro, terão seus dados analisados.

Leia Mais: Aumento do Salário Mínimo em 2024 Impacta Salários de Aposentados e Pensionistas do INSS

Se não for possível fazer a análise o INSS tem um prazo de 10 meses para conseguir concluí-la, no entanto, se impossibilidade de comprovação persistir, o benefício do segurado poderá ser suspenso, fazendo com que o mesmo precise recorrer da decisão.

Veja Também:

CONFIRMADO: TRISTE NOTÍCIA para quem RECEBE ACIMA do MÍNIMO – NÃO vai ter AUMENTO REAL? APOSENTADOS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.