Você sabia que pode haver dinheiro esquecido em alguma conta de banco ou instituição financeira? O Banco Central do Brasil, por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR), permite que pessoas físicas, empresas e até herdeiros resgatem esses recursos. Veja como tudo funciona e os prazos que você deve respeitar para não perder essa oportunidade.
Desde seu lançamento em março de 2023, o SVR se tornou uma plataforma fundamental para muitos brasileiros, revelando quantias que variam de centavos até valores acima de mil reais. Periodicamente, o Banco Central divulga números impressionantes sobre o dinheiro disponível para resgate.
O Que Mudou no Resgate de Valores?
Anteriormente, era possível resgatar esses valores esquecidos a qualquer momento. Contudo, com a recente inclusão pelo Congresso Nacional no projeto de desoneração da folha de pagamento, esses recursos agora têm um prazo específico para saque. A incorporação desse dinheiro ao Tesouro Nacional visa contabilizá-lo como receita primária do governo.
Quais São os Novos Prazos e Regras?
A nova legislação exige que os pedidos de resgate sejam feitos até o dia 16 de outubro. Após esse período, quem não proceder ao resgate tem mais 30 dias para contestar a incorporação desses valores ao Tesouro Nacional. A medida foi adotada para compensar a desoneração da folha de pagamentos de diversos setores da economia.
Passo a Passo para Resgatar Seu Dinheiro Esquecido
Se você tem valores a receber, é essencial seguir o passo a passo abaixo para garantir o resgate dentro do prazo estipulado:
- Acesse o site Valores a Receber: Digitando o endereço no seu navegador, você será direcionado à página principal.
- Faça login com sua conta Gov.br: Utilize uma conta de nível prata ou ouro para acessar a plataforma.
- Insira seus dados e clique em “Consultar”: A plataforma irá mostrar se há algum valor a ser resgatado.
Após confirmar a existência de valores, clique em “Acessar o SVR”. Pode ser necessário aguardar em uma fila virtual. Na etapa seguinte, realize a autenticação dupla, especialmente se o valor a ser resgatado for superior a R$ 100.
Formas de Recebimento dos Valores
Os valores podem ser recebidos via Pix, com um prazo de até 12 dias úteis, ou diretamente pela instituição bancária onde o dinheiro está disponível. Neste último caso, é preciso entrar em contato com a instituição financeira para combinar a forma de retirada.
O que Fazer em Caso de Dúvidas?
Se houver qualquer dúvida ou problema no processo de resgate, você deve procurar a instituição financeira onde o valor está disponível ou consultar o suporte do próprio site Valores a Receber.
Fique atento aos prazos e aproveite a oportunidade de resgatar seu dinheiro esquecido antes que ele seja incorporado ao Tesouro Nacional. Com essas informações em mãos, é possível garantir que você recupere valores que podem ser bastante úteis.
Veja também: SUSPENSÃO dos CONSIGNADOS para TODOS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista