O governo anunciou uma excelente notícia para os beneficiários do INSS: um pagamento extra será realizado em novembro deste ano. Esse bônus será destinado apenas a cinco grupos específicos de beneficiários. Quer descobrir se você está entre os contemplados? Continue lendo para saber mais.
Depois do encerramento dos repasses do 13º salário do INSS no primeiro semestre do ano, muitos beneficiários ficaram na dúvida se receberiam o valor adicional em 2024. Isso porque a antecipação do 13º para aposentados e pensionistas foi sancionada pelo presidente em março.
Os primeiros pagamentos foram realizados entre abril e maio, divididos em duas parcelas. Agora, vamos explicar como ficará a situação daqueles que não receberam os valores com a antecipação.
Quem tem direito ao pagamento do 13º salário do INSS?
O 13º salário é uma gratificação paga a aposentados, pensionistas e também àqueles que recebem benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão. Nesses casos, o valor é proporcional ao período de recebimento do benefício. Beneficiários de salário-maternidade também têm direito a um 13º proporcional, pago com a última parcela do benefício.
Por que o pagamento do 13º salário do INSS foi antecipado?
Desde 2020, devido à pandemia da Covid-19, o pagamento do 13º salário vem sendo antecipado. Em 2024, essa prática foi mantida pelo governo como uma estratégia para injetar dinheiro na economia, que enfrentava uma queda acentuada. Segundo o Ministério da Previdência, foram injetados R$ 67,6 bilhões através dessa antecipação.
O que acontecerá com quem não recebeu o 13º salário no primeiro semestre?
Quem teve o benefício do INSS concedido após o início da antecipação do 13º salário, entre abril e maio, receberá o valor adicional no fim deste ano. De acordo com o INSS, esses beneficiários terão o 13º salário depositado juntamente com o pagamento de novembro ou no mês da concessão do benefício, se ocorrer antes de dezembro.
Abaixo veja os grupos que podem receber o pagamento extra:
- Beneficiários de auxílio por incapacidade temporária
- Beneficiários de auxílio-reclusão
- Recebedores de salário-maternidade
- Aposentados
- Pensionistas
Vale lembrar que o pagamento será proporcional ao tempo de recebimento do benefício. O crédito ocorrerá no final de novembro, seguindo um calendário que vai de 25/11/2024 até 06/12/2024.
Como acompanhar o pagamento do 13º salário do INSS?
Para saber quando o seu pagamento será efetuado, consulte o calendário de depósitos do INSS. Fique atento às datas e programe-se para verificar o depósito em sua conta. Qualquer dúvida pode ser esclarecida através do atendimento ao cliente do INSS ou pelo site oficial do instituto.
Não deixe de acompanhar nosso site para mais informações e atualizações sobre os pagamentos do INSS. Se você pertence a algum dos grupos citados, prepare-se para um fim de ano mais tranquilo financeiramente.