O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, na segunda-feira (25), a realização de chamadas para os segurados que aguardam há mais de 45 dias pela perícia médica necessária para a concessão de benefícios de incapacidade temporária (anteriormente conhecido como auxílio-doença).
INSS vai fazer ligações para os beneficiários?
Para aprimorar a comunicação com o cidadão, o número da Central de Atendimento 135 passará por uma alteração. Agora, quando o INSS entrar em contato para reagendar atendimento ou para confirmar ou antecipar o agendamento de perícia médica e/ou avaliação social, o número exibido na tela do telefone será o (11) 2135-0135.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
É importante observar que esse número não aceita chamadas de retorno e não possui suporte para o WhatsApp.
Caso o cidadão tenha dúvidas sobre a autenticidade da ligação ou suspeite de tentativas de golpe, o INSS recomenda que ele efetue uma ligação gratuita para o número 135.
O número de SMS da Central 135 permanece o mesmo, ou seja, 28041. Portanto, se receber uma mensagem no celular desse número, trata-se de uma iniciativa do INSS para estabelecer contato.
Leia em seguida: INSS pagará SALÁRIO EM DOBRO – Veja quem terá direito
É importante destacar que o INSS enfatiza que não solicita ao segurado informações como número de documentos, fotos para fins de verificação de biometria facial, dados da conta-corrente ou senhas bancárias durante o contato.
“O INSS somente entra em contato com o segurado para antecipar atendimento, remarcar consulta, dar informação sobre requerimento, entre outros serviços. E, mesmo assim, é o instituto que informa os dados. Se receber ligação solicitando suas informações ou foto de documento, fuja. É golpe!”, acrescentou o INSS.
Leia em seguida: INSS: Bancos Anunciam Devolução em Dobro para Aposentados – Confira os Detalhes agora e saiba se você recebe!
O Instituto também comunicou que, no momento, a lista de requerimentos pendentes que necessitam de perícia médica para a concessão de benefícios totaliza 1,1 milhão de pessoas.
Essa lista se divide da seguinte forma: 627 mil são solicitações de perícias médicas iniciais, 250 mil correspondem a avaliações de exames para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinado a pessoas com deficiência, e 300 mil são referentes a outras perícias.
Serviços oferecidos pela central de atendimento
A Central 135 oferece uma variedade de serviços, segundo o governo federal. É possível se inscrever na Previdência Social, solicitar benefícios, marcar um horário de atendimento em uma agência, verificar o resultado de uma perícia médica e a data de pagamento de benefícios, denunciar anonimamente e muito mais.
Leia em seguida: SAIU AGORA: INSS terá 3 NOVIDADES para aposentados e pensionistas – Descubra agora como funciona
Além disso, o INSS acrescentou que os segurados podem interagir com um atendente para obter informações sobre os diversos benefícios oferecidos pela Previdência Social.
O horário de atendimento da central é das 7h às 22h, de segunda a sábado, no horário de Brasília. No entanto, o atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!