Confira agora! Mudança planejada pelo INSS pode afetar o direito dos aposentados em 2023. Veja em seguida todas as informações.
A revisão da vida toda conhecida também como revisão da vida inteira, está sendo buscada por diversos aposentados que desejam aumentar seus salários.
Podendo beneficiar principalmente os que recebiam altos valores antes de 1994, poucas contribuições após de 1994 e que começou a ganhar menos depois de 1994. Continue acompanhando!
O que é a revisão da vida toda?

Essa revisão permite que os períodos contributivos por toda a vida dos aposentados do INSS integrem o cálculo do seu salário de benefício. Isso porque, desde o mês de julho de 1994, com a implementação do Plano Real, o cálculo considerou somente 80% das maiores arrecadações que o segurado contribuiu para a Previdência Social.
Leia em seguida: Surpresa: 14º Salário Sendo Liberado em Alguns Bancos – Conheça as Regras e Valores!
Após a Reforma da Previdência de 2019 que entrou em vigor no dia 13 de novembro do respectivo ano, a regra considera somente a média de todas as arrecadações feitas para o órgão. Também a partir do mês de julho de 1994.
Portanto, as arrecadações feitas antes de 1994 não foram consideradas no cálculo do benefício, prejudicando aqueles que ganhavam altos salários antes de 1994. Com isso, muitos aposentados do INSS, passaram a receber salários mais baixos.
Por isso, a revisão beneficia os segurados com o benefício de aposentadoria concedido entre 29/11/199 e 13/11/2019. Se tornando mais vantajosa para quem tinha altas contribuições antes de 1994. Beneficiando também os que diminuíram ou deixar de pagar as contribuições por um determinado perídio depois de 1994.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Mudança no INSS pode prejudicar aposentados
Como mencionamos, a revisão da vida toda, pode aumentar o salário dos aposentados do INSS. Contudo, o órgão vem buscando formas de suspender os processos referente a revisão, gerando mais tempo de espera aos beneficiários prejudicados.
Leia em seguida: Grande Novidade: Conheça os 8 Benefícios Imperdíveis do Idoso e Seus Direitos!
Dessa forma, o órgão, por meio da Advocacia Geral da União (AGU), entrou com um novo recurso solicitando a suspensão das ações da revisão da vida toda até acontecer o trânsito em julgado do tema. Requerendo ainda que custeie somente o valor da aposentadoria a não os atrasados gerados.
Até o STF decidir, os processos seguem seu andamento normal, pois o recurso do governo não possui força para suspender o processo da revisão que beneficia os aposentados do INSS. Sem prazo para essa análise acontecer.
Leia em seguida: Grande Novidade: INSS Antecipa 13º Salário dos Aposentados com Pagamentos Extras e Surpresas!
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!