ATENÇÃO: INSS Divulga Nomes de Quem Terá o Benefício Cortado – Saiba Como Conferir!
O INSS corta benefício de inúmeros segurados que não tiveram a prova de vida concluída. Veja.
O INSS corta benefício de inúmeros segurados, deixando muitos sem entender o motivo. Em média, cerca de 38 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social recebem seus benefícios. Portanto, há necessidade de exigir o cumprimento de requisitos específicos.
As exigências do INSS são estabelecidas com o intuito de manter a qualidade dos atendimentos, garantindo a transparência e a segurança. Afinal, não querem prejudicar aqueles que dependem desses pagamentos mensais para sua sobrevivência.
Veja, então, o motivo que o INSS corta benefício e o que fazer nessa situação. Boa leitura.
Por que fazer a prova de vida do INSS?
Como dissemos, são mais de 38 milhões de segurados do INSS. Portanto, é importante destacar que a análise de todos os serviços do Instituto realiza-se por seres humanos, ou seja, não há qualquer automação na avaliação dos processos e benefícios.
Dessa forma, é necessário estar atento às regras e procedimentos, como a realização da prova de vida do INSS. Assim, garante-se a continuidade na prestação de serviços e a correta transferência dos pagamentos de aposentadorias, pensões e outros benefícios.
Leia mais: Dona de Casa pode se Aposentar? Confira aqui o passo a passo
Mesmo com a maioria dos processos sem automatização, ao longo dos anos, o INSS trabalha para simplificá-los e auxiliar os aposentados por meio da digitalização dos procedimentos. Afinal, isso melhora a transferência de certas responsabilidades, como a realização da prova de vida.
Portanto, se o INSS não consegue confirmar a vida do beneficiário, tenta localizá-lo, e se nenhuma ação for tomada, o segurado corre o risco de perder sua aposentadoria ou pensão. Portanto, mesmo que o processo seja feito pelo INSS, a obrigação de comprovar sua existência recai mais uma vez sobre o beneficiário.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
INSS corta benefício para grupo específico
No dia 9 de outubro, o INSS publicou a relação de servidores aposentados e beneficiários de funcionários do órgão que terão a suspensão do pagamento devido à não conformidade com a convocação e subsequente notificação para completar a verificação anual de vida. A lista tem os aniversariantes do mês de julho.
Leia mais: Governo ANUNCIA novas regras para o SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS – Veja agora como vai funcionar
Dessa forma, a retomada dos pagamentos estará condicionada à realização da comprovação de vida. Portanto, o beneficiário precisa comparecer a qualquer agência do banco onde recebe os valores do INSS, apresentando seu documento de identidade.
Leia mais: NÃO PERCA: INSS revela novidades na Prova de Vida – Esteja por dentro e previna-se!
Contudo, em situações de doença grave ou incapacidade de locomoção, é necessário solicitar uma visita técnica para confirmar a existência do beneficiário. Somente nesse caso, o pagamento restabelece temporariamente até o dia da visita.
O procedimento da prova de vida é para verificar a continuidade da existência do beneficiário e sua elegibilidade para receber os valores devidos.
Leia também: 13º salário do BPC LOAS: Posso receber em 2023? Veja agora mais detalhes sobre esse pagamento
A reativação do benefício solicita-se pelo próprio beneficiário pelo site ou aplicativo Meu INSS. Além disso, a solicitação também pode ser por telefone, ligando para o serviço de atendimento do INSS, no número 135.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!