ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS DO BPC! O INSS emitiu um alerta sobre um novo golpe que envolve esse grupo de segurados.
A maioria dos beneficiários do BPC são idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência, que dependem inteiramente desse auxílio para subsistência. Por mais que o benefício seja pago pelo INSS, sua administração é feita pelo Governo Federal!
Descubra a seguir como indivíduos mal intencionados se aproveitam dessas pessoas para aplicar golpes!
Golpes nos segurados BPC do INSS
Os principais canais de contato desses novos golpistas têm sido via SMS ou WhatsApp. Eles enviam mensagens nessas plataformas afirmando que as vítimas têm direito a um novo benefício, mas exigem o pagamento de R$ 400 para liberar os valores.

De acordo com o governo, a denúncia foi feita por um servidor da Previdência Social na cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Ele identificou a atuação de um intermediário que se cadastrou como procurador do BPC de um idoso.
Esse auxílio pago a idosos de baixa renda é concedido de forma administrativa atualmente, exigindo apenas que o indivíduo esteja inscrito no Cadastro Único e tenha 65 anos ou mais.
Assim, o caso veio à tona apenas quando o idoso vítima do golpe compareceu à agência do INSS local. Durante o atendimento, ele relatou ter recebido mensagens sobre a liberação do BPC/LOAS. Ao verificar o cadastro do idoso no sistema, o servidor identificou inúmeros procuradores cadastrados no mesmo pedido do benefício.
“Pelo cadastro desse segurado no CNIS foi identificado o registro de um e-mail e um número de telefone que o próprio segurado não reconhecia”, afirmou o servidor, mantido sob anonimato.
Segundo o INSS, o caso foi encaminhado à Polícia Federal (PF).
Mensagem enviada
No contato via SMS com o idoso, o intermediário agendava dia, hora e local para o recebimento do benefício. As informações pessoais foram preservadas. Veja abaixo:
Prezado(a) FULANO DE TAL, tudo bem? Sou sicrano representante do financeiro da NOME DA EMPRESA. O seu benefício está liberado para recebimento no dia (02.07.2024 às 09:30).
- Necessito que compareça ao banco na data e horário acima com os seguintes documentos:
- RG
- CPF
- Comprovante de residência
Além disso, a mensagem incluía o endereço do banco, o valor a ser liberado e o montante que o escritório cobraria. Junto a mensagem, foi enviado um boleto para o pagamento dos honorários do escritório após a confirmação dos dados.
Veja como se proteger
Por fim, medidas para se proteger contra os golpes direcionados frequentemente aos beneficiários do INSS estão se tornando cada vez mais essenciais. Por isso, confira essas informações e anote ou salve para se manter informado e protegido:
- O INSS nunca entra em contato com ninguém pedindo dados nem envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagens.
- O canal digital OFICIAL para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail, nem SMS, em hipótese alguma.
- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
- A biometria facial é feita exclusivamente pelo aplicativo Gov.br.
- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.
- O indivíduo só deve usar os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).
- Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou.
- Mantenham seus dados de contato atualizados, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Não permita que mais pessoas acabem sendo prejudicas por golpes no INSS! Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas possam se proteger.