O mais novo limite de juros do consignado para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já está valendo.
Agora, os bancos e instituições financeiras podem cobrar, no máximo, 1,72% de juros ao mês para empréstimos consignado. A alteração sobre tal regra já começou a valer desde o dia 11 de março.
Veja a seguir todas as novas informações sobre o novo limite de juros do consignado para aposentados do INSS!
O que muda nisso tudo?
O mais novo teto da taxa de juros de 1,72% ao mês para os empréstimos consignados a aposentados do INSS começou a valer desde o último dia 11.
Leia em seguida: Yasmin Brunet ELIMINADA DO BBB COM 80,76% DOS VOTOS- Veja como foi a votação
A mudança foi aprovada pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) no dia 28 de fevereiro. Desse modo, o limite de juros para o empréstimo com desconto em folha sofreu uma queda de 1,76% para 1,72% ao mês, ou seja, um declínio de 0,04 ponto percentual.
Nesse sentido, para o cartão de crédito consignado e cartão benefício consignado, a redução foi de 2,61% para 2,55% ao mês. O consignado é ofertado para quem tem aposentadoria ou pensão por morte, considerados benefícios consignáveis, pois o valor é descontado diretamente na folha de pagamento, antes mesmo do beneficiário receber seu salário mensal.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
O empréstimo pode ser pago em até qual data?
O segurado da previdência pode pagar em até sete anos (84 meses) o empréstimo, com juros limitados, o que mostra que a instituição financeira pode cobrar menos, no entanto, não mais do que essa taxa vigente.
Leia mais: Calor Extremo: Prepare-se para Enfrentar uma Nova Onda de Calor!
Na hora de contratar um crédito consignado, é essencial investir em certas cautelas para não se dar mal com algumas questões. Já que o pagamento sai diretamente do pagamento ou benefício, todo o cuidado é pouco nessas horas.
Os aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), devem checar a taxa cobrada pelas instituições financeiras momentos antes de pagar o empréstimo.
Acesso ao aplicativo ou site Meu INSS
Para poder conferir as taxas e selecionar a que mais é mais viável para o seu orçamento, é preciso acessar o Meu INSS. Na página inicial, onde aparece uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”.
Aparecerá uma página contendo a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles. Caso deseje visualizar mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar na opção “Ver mais”. Por fim, também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”.
Leia mais: ATENÇÃO: Nova Lei do CPF Pode Causar Bloqueios de Contas e Cancelamento de Aposentadorias – Entenda!
Veja Também: Surpresa na folha de pagamento dos aposentados
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!