Idosos que possuem vínculo com o INSS agora possuem um novo modo de se beneficiar. Com a Carteirinha do Idoso, anunciada pelo governo federal, quem possui mais de 60 anos terá novos benefícios, descontos e mais qualidade de vida.
Confira como conseguir sua carteirinha e fique por dentro desta novidade.
Como funciona a Carteirinha do Idoso?
A grande novidade que é a Carteirinha do Idoso visa beneficiar pessoas acima dos 60 anos e que estejam dentro da classe de baixa renda recebendo renda individual que seja menor ou igual a dois salários mínimos. Assim, a renda padrão não pode ultrapassar R$ 2.604.
Importante: primeiramente, o solicitante da Carteirinha do Idoso deve estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico), que é a principal plataforma para os benefícios sociais do governo federal. Por isso, caso não seja cadastrado ainda, siga o passo a passo:
- Acesse o site ou baixe o aplicativo do CadÚnico;
- Realize o login e siga todas as instruções que o CadÚnico disponibilizar.
Leia em seguida: Novidade Incrível: INSS Lança Cartão Virtual com Descontos em Cinemas, Shows, Academias e Viagens
- Depois disso, o membro escolhido como representante da família, tem até 120 dias para dar continuidade no cadastro, e se dirigir a uma unidade do CRAS mais próxima de seu município.
Por fim, depois do cadastro regularizado dentro do CadÚnico, acesse o site do Gov.br com seu login e senha, forneça os dados necessários. Logo em seguida, vá até a aba de “serviços” e selecione a opção de “carteira de pessoa idosa”.
Em seguida, forneça uma foto para sua identificação e preencha as seguintes informações:
- Nome completo;
- Data de Nascimento;
- RG;
- CPF;
- NIS;
No entanto, em casos onde o idoso tiver dificuldade de acessar à internet, é possível ir até uma unidade do CRAS e solicitar a orientação necessária para emissão da carteirinha normalmente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quais os benefícios oferecidos pela Carteirinha do Idoso?
Em resumo, os principais benefícios da Carteirinha do Idoso são oferecidos para quem já a possui de forma impressa ou digital. Esse documento comprova o vínculo com o INSS e permite que o idoso se beneficie da seguinte forma:
- Descontos em eventos culturais e esportivos;
- Ainda, facilitação ao acesso à cultura e lazer para a população idosa;
- Acesso ao transporte interestadual gratuito;
- Desconto de 50% no valor das passagens;
- Descontos em algumas economias.
Esse benefícios oferecidos pela carteirinha estão previstos no art. 40 da Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto da Pessoa Idosa.
Leia mais: Saiu: Senado amplia direito a APOSENTADORIA ESPECIAL DO INSS; Confira
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!