O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou na última segunda-feira, dia 24 de junho, o pagamento dos benefícios aos aposentados e pensionistas. Este ciclo de pagamentos é destinado inicialmente àqueles cujo valor do benefício não excede R$ 1.412, equivalente a um salário mínimo.
Os pagamentos para beneficiários que recebem acima do salário mínimo estão programados para começar a partir do 1º de julho. A distribuição dos pagamentos é feita seguindo a sequência numérica final do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário.
INSS: existe prazo para realizar o saque? Foto: Adobe Stock
Quem está incluído nos pagamentos deste mês?
Neste mês de junho, estão sendo contemplados todos os aposentados e pensionistas do INSS que têm o final do Número de Identificação Social (NIS) de 1 até 5, com pagamentos escalonados de acordo com o número final. Esses pagamentos foram implementados gradualmente ao final de junho, seguindo um calendário pré-determinado por dia.
Calendário de Pagamentos do INSS
Para manter tudo organizado e assegurar que cada beneficiário saiba exatamente quando esperar seu benefício, o INSS divulgou um calendário detalhado para os pagamentos:
- Final do NIS 1: 24 de junho
- Final do NIS 2: 25 de junho
- Final do NIS 3: 26 de junho
- Final do NIS 4: 27 de junho
- Final do NIS 5: 28 de junho
- Final do NIS 6: 01 de julho
- Final do NIS 7: 02 de julho
- Final do NIS 8: 03 de julho
- Final do NIS 9: 04 de julho
- Final do NIS 0: 05 de julho
Existe um prazo para o saque dos benefícios?
Importante lembrar aos beneficiários que, após a disponibilização do dinheiro na conta, este deve ser retirado dentro de um prazo estipulado, que em geral é de 60 dias. Isso porque, se não for feito o saque dentro deste intervalo, o valor é retornado ao INSS. Quem perder este prazo, deverá se dirigir a uma Agência da Previdência Social para resolver a situação e ter acesso ao dinheiro novamente.
Em qualquer dúvida relacionada ao pagamento ou saque dos benefícios, é aconselhável que os contribuintes entrem em contato diretamente com o INSS através do número 135 ou por meio do aplicativo “Meu INSS”, que oferece uma série de serviços e informações úteis aos usuários.
Atenção: É fundamental estar atento aos prazos e seguir corretamente o processo para garantir que você receba seu benefício sem inconvenientes. Planeje-se com antecedência e qualquer dúvida, busque suporte oficial.