Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que optam por não contratar um empréstimo consignado têm a opção de bloquear a operação sem necessidade de comparecer pessoalmente a uma agência do órgão, todo o processo pode ser realizado através do aplicativo ou site do Meu INSS.
Pedidos de empréstimos indevidos
É importante ressaltar que a contratação de qualquer empréstimo constitui uma transação comercial privada, conduzida unicamente entre o beneficiário e a instituição financeira. O INSS apenas facilita a operação dos pagamentos e descontos. Assim, cabe ao próprio segurado autorizar a contratação.
Se o beneficiário notar empréstimos não autorizados em seu benefício, é recomendável acessar o site Consumidor.gov e registrar uma reclamação. Essa plataforma é administrada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que pode providenciar o cancelamento do empréstimo. Por se tratar de uma suspeita de fraude, também é aconselhável que a pessoa faça um registro de ocorrência em um boletim de polícia.
Desse modo, com o intuito de evitar que o seu benefício seja alvo de golpistas para fazer empréstimos consignados fraudulentos, os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem bloquear esse tipo de transação.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como bloquear benefício para Empréstimo
Confira a seguir o passo a passo de como bloquear o seu benefício de pedidos de empréstimo consignado:
- Primeiramente, acesse o portal Meu INSS.
- Faça o login pelo CPF e a senha da sua conta Gov.br.
- No campo de pesquisa da página inicial do Meu INSS, digite a palavra “Empréstimo”.
- Clique na opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício Para Empréstimo”.
- Em seguida, leia atentamente as instruções e vá avançando.
- Ao final, confirme a solicitação de bloqueio.
Posteriormente, se o segurado precisar desbloquear o benefício para solicitar um empréstimo consignado, pode seguir o mesmo procedimento, optando pela opção “Desbloquear” no portal ou no aplicativo Meu INSS.
Portanto, o INSS recomenda que os beneficiários mantenham seus benefícios permanentemente bloqueados para prevenir possíveis fraudes perpetradas por golpistas.
Bloqueio de 90 dias do empréstimo consignado
É importante destacar que ao conceder um benefício, o INSS automaticamente o bloqueia por um período de 90 dias como medida preventiva. Isso é feito para impedir o assédio de instituições financeiras e bancos que visam os novos beneficiários como potenciais tomadores de crédito.
Mesmo que o aposentado ou pensionista deseje, o desbloqueio para operações de crédito com desconto em folha só é autorizado após esse período de três meses.
Veja Também: URGENTE: NOVA LEI pode SURPREENDER quem tem CONTA em BANCO
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!