Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Antecipação do 13º Salário Do INSS em 2024: Será Que Vem Surpresa?

Saiba tudo sobre a possível antecipação do 13º salário do INSS em 2024. Confira as possíveis datas de pagamento.

0

Pagamento do 13º salário 2024 do INSS poderá ser antecipado? Afinal, os brasileiros estão na expectativa sobre o pagamento do 13º salário deste ano, o benefício tão aguardado pelos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse interesse se dá pela possibilidade de antecipação do pagamento, conforme ocorreu nos anos anteriores.

Lembrando que essa prática, que caiu no gosto dos aposentados e pensionistas, iniciou-se no governo de Jair Bolsonaro. Hoje, na liderança de Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não se sabe se a prática se manterá. Vamos saber mais? Continue a leitura.

Antecipação do 13º salário: será que vai ocorrer em 2024?

13 salario dos aposentados pode ser antecipado em 2024
13 salario dos aposentados pode ser antecipado em 2024 (Fonte: Edição / Jornal JF)

A antecipação do 13º salário do INSS, que era entre os meses de abril e maio durante o governo Bolsonaro, não afeta o Orçamento da União. Afinal, não traz nenhum prejuízo, já que o benefício está compreendido nos recursos destinados à folha de pagamento dos segurados da Previdência Social. Então, eis o grande questionamento do momento: o presidente Lula adiantará o 13º salário para os segurados do INSS?

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

O calendaário do 13º salário: como ficará?

Supondo que o governo federal confirme a antecipação, os pagamentos devem ser entre os meses de maio e junho de 2024. Os depósitos seguem a ordem do último número do benefício e a faixa salarial do segurado.

Leia mais: Erro do INSS pode resultar em devolução de até R$6 mil para beneficiários: Entenda o Artigo 29

Em um panorama geral, aqueles que recebem até um salário mínimo terão a primeira parcela do benefício depositada entre 24 de maio e 07 de junho. Porém, os que recebem acima do mínimo, receberão no período de 03 a 07 de junho.

A segunda parcela do 13º para quem ganha até um salário mínimo será entre 24 de junho e 05 de julho. E os que possuem vencimentos acima do mínimo, receberão entre os dias 01 e 05 de julho.

Lei mais: Confira o Calendário de Pagamento do BPC 2024: Beneficiários já podem consultar as datas!

Mas lembre-se, essas datas são hipóteses, com base na prática de antecipação dos anos anteriores. Ainda não há confirmação oficial do governo sobre essa possibilidade em 2024.

E quem tem direito a receber o 13º Salário do INSS?

Entre os beneficiários do INSS que têm direito ao 13º salário, temos quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Todos nós sabemos o quanto é importante esse benefício para ajudar a equilibrar as finanças e até mesmo fazer um investimento. Por isso, a expectativa para a confirmação da antecipação é tão grande. Mas enquanto aguardamos a decisão oficial, podemos verificar o orçamento e planejando de que forma aproveitaremos este “extra” em nossas contas.

Leia mais: Realize a Prova de Vida do INSS Online em 2024: Saiba Como Funciona

Levando em consideração que somos uma nação de pessoas que vivem na expectativa de ter um salário a mais no ano, é possível entender por que a antecipação do 13º salário é tão importante. Portanto, com a confirmação ou não, estaremos aqui para trazer essa e outras notícias para você.

Veja Também:

13 SALÁRIO INSS 2024: PAGAMENTOS IMEDIATOS pelos BANCOS ou por MEDIDAS PROVISÓRIAS? VEJA AGORA! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.