Uma nova onda de calor está afetando o Brasil e pode persistir em algumas regiões do país por mais de cinco dias. Segundo os especialistas, as temperaturas chegam até 5°C acima da média para o mês de fevereiro. Os dados são um alerta a previsão do Climatempo.
Confira quais localidades serão afetadas pela onda de calor e como se prevenir. Veja mais.
Quais os locais mais afetados pela onda de calor?
De acordo com o portal de meteorologia, a região Sul e o estado de Mato Grosso do Sul serão os mais impactados desta vez. Afinal, as temperaturas já começaram a subir no último final de semana.
No Rio Grande do Sul, os termômetros podem atingir quase 40°C, enquanto no oeste do Paraná, a temperatura ficará entre 36°C e 38°C nos próximos dias.
Os locais que devem enfrentar mais de 5°C acima da média para fevereiro incluem o oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Mas também o sul de Mato Grosso do Sul, conforme indicado no mapa em vermelho.
Leia mais: Boa Notícia: Idosos Recebem Lei para Eliminar Dívidas Bancárias e Boletos – Saiba os Detalhes!
Segundo as projeções, a onda de calor não deve afetar as demais regiões do Brasil desta vez. Em Santa Catarina, as máximas também podem chegar a 38°C, mas pode se aproximar dos 40°C na divisa com o Rio Grande do Sul e Argentina.
Fenômeno mais frequente no Brasil
Até novembro de 2023, o Brasil registrou oito ondas de calor, destacando-se a ocorrida entre os dias 8 e 19 de novembro, devido ao número de dias consecutivos e ao recorde de temperatura de 44,8°C em Araçuaí (MG). Mas a maior temperatura já registrada nas estações meteorológicas do Inmet, superando os 44,7°C, ocorridos em Bom Jesus (PI), em 2005.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Cuidados durante a onda de calor

Listamos algumas dicas para você se proteger durante os períodos de altas temperaturas para preservar a saúde. Confira:
Leia mais: Santos assume liderança do Paulistão após vitória contra Guarani – Confira
- Crianças e idosos: Esses grupos podem ter dificuldade na regulação da temperatura corporal e não sentem tanto sede, aumentando o risco de desidratação. Ofereça água e proteja-os do sol.
- Pessoas com problemas cardíacos: Devem estar atentas, pois podem ficar mais propensas a infartos e AVCs. Beber água é essencial para manter a hidratação e evitar problemas renais.
- Evite bebidas alcoólicas: Elas facilitam a desidratação. Se optar por consumir, beba água também.
- Exposição ao sol: Evite nos horários mais quentes para evitar tonturas e desmaios.
- Exercícios físicos: Faça-os em horários mais amenos para evitar danos à saúde.
- Alimentação: Prefira comidas leves e evite gorduras, optando por legumes, vegetais e frutas, que auxiliam na hidratação.
- Vestuário: Use roupas frescas, de tecidos respiráveis, e aplique protetor solar. Chapéus e óculos de sol também são recomendados para proteção adicional.
Além de todas as dicas acima, quem tem pet em casa deve também ter cuidados especiais. Afinal, eles sofrem com a onda de calor. Procure não passear em horário em que o sol é mais forte e mantenha a água do seu animal sempre fresca.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!