Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Alerta: INSS Poderá Realizar Cortes de Benefícios em breve – Saiba Mais Aqui

A partir de abril o INSS iniciará o pente fino nos beneficiários com objetive de evitar fraudes, irregularidades e concessões indevidas.

0

O Ministério da Previdência Social está prestes a iniciar um processo de pente fino nos beneficiários do INSS. Como parte de uma estratégia do governo para economizar aproximadamente R$ 10 bilhões em 2024. Essa medida visa identificar possíveis irregularidades e fraudes nos benefícios concedidos pelo INSS.

Nos próximos dias, milhões de beneficiários do INSS estarão sob escrutínio, visando garantir que apenas aqueles que têm direito recebam aos benefícios. Contudo, a iniciativa é parte de um esforço mais amplo do governo para promover a eficiência e a sustentabilidade do sistema previdenciário brasileiro. Saiba tudo sobre o pente fino do INSS.

Entenda o que é o pente fino do INSS e seu objetivo

pente fino do inss
Pente fino do INSS a a partir de abril (Fonte: Edição/ Jornal JF)

O principal objetivo é identificar possíveis irregularidades, fraudes ou concessões indevidas, garantindo que apenas os beneficiários que realmente têm direito aos benefícios continuem recebendo. Dessa forma, essa revisão é conduzida por meio da análise minuciosa dos dados e documentos dos beneficiários.

Leia mais: A Oportunidade que Você Espera: Renegocie suas Dívidas no Mega Feirão Serasa

Contudo, com a checagem do INSS os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Contínua) com a realização de perícia médica, comprovação de renda familiar. Além disso, com avaliação se benefício acumulativo ocorre com outro pagamento previdenciário, por exemplo, seguro-desemprego ou renda maior do que permitido.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Entenda como funciona o pente fino do INSS

O pente fino do INSS é um processo de revisão minuciosa dos benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Dentre os programas que serão alvo dessa fiscalização estão o BPC (Benefício de Prestação Continuada), o auxílio-doença e o seguro defeso, que beneficia pescadores artesanais.

Leia mais: Harvard Revela nova Bebida: Tão bom quanto a Água para uma Vida Saudável

O BPC, que garante um salário mínimo a idosos de baixa renda acima dos 65 anos e pessoas com deficiência, deve ser o primeiro programa a passar pela revisão no INSS. Com mais de 39 milhões de beneficiários, a expectativa do processo ajude a identificar possíveis irregularidades e garantir que o benefício seja destinado aos verdadeiros necessitados.

Quando começa o pente fino INSS 2024

O pente fino do INSS, que visa revisar e verificar a legitimidade dos benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, tem previsão para iniciar em abril deste ano. Dessa forma, o primeiro programa a passar por essa revisão será o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Leia mais: Tiago Leifert Deixa Canal Esportivo Após Polêmica com Colega sobre Daniel Alves

A partir de maio, os demais programas serão alvo do pente fino, incluindo o auxílio-doença e o seguro-defeso. Sendo assim, os beneficiários serão convocados para perícia médica, comprovação de renda familiar e checagem de acumulação de benefícios. Portanto, caso seja identificada a acumulação indevida, o benefício poderá ser suspenso.

Contudo, a tesoura do INSS não poupará o auxílio-doença, se o beneficiário estiver recebendo o auxílio há mais de um ano, sem está doente. Além disso, se for considerado apto para retornar ao trabalho após perícia médica, o benefício será suspenso. Dessa forma, o seguro-defeso, pago a pescadores artesanais durante o período de reprodução dos peixes, também será alvo da fiscalização para evitar fraudes.

Veja Também: INSS divulga NOVO PAGAMENTO EXTRA para os BENEFICIÁRIOS da PREVIDÊNCIA SOCIAL

INSS divulga NOVO PAGAMENTO EXTRA para os BENEFICIÁRIOS da PREVIDÊNCIA SOCIAL (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.