O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta sobre um novo golpe que utiliza o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) como isca. Esse benefício, que equivale a um salário mínimo mensal, é destinado a pessoas com deficiência e idosos a partir de 65 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade. Confira detalhes sobre o golpe a seguir!
Como Funciona o Novo Golpe do INSS?

Os criminosos enviam mensagens via SMS ou WhatsApp informando que as vítimas têm direito ao benefício, mas exigem um pagamento de R$ 400 para liberar o valor.
A denúncia foi feita por um servidor da Previdência Social de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Ele identificou um intermediário que havia registrado o BPC/Loas para um idoso e se cadastrado como seu procurador.
Descoberta do Golpe do BPC
O esquema foi descoberto quando a vítima, um idoso, compareceu a uma agência do INSS. Ele relatou ter recebido mensagens sobre a liberação do BPC/Loas. Ao verificar o cadastro do idoso, o servidor encontrou vários procuradores registrados no mesmo pedido de benefício.
“Pelo cadastro desse segurado no CNIS foi identificado o registro de um e-mail e um número de telefone que o próprio segurado não reconhecia”, afirmou o servidor, que preferiu não ser identificado.
Ação da Polícia Federal Contra o Golpe
O caso foi encaminhado à Polícia Federal. Na mensagem enviada ao idoso, o intermediário especificava data, hora e local para o recebimento do benefício, e solicitava documentos como RG, CPF e comprovante de residência.
A mensagem também incluía o endereço do banco e o valor a ser liberado, além de um boleto para pagamento dos honorários do escritório após a confirmação dos dados.
Como Se Proteger de Golpes do INSS?
- O INSS nunca solicita dados pessoais ou fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros meios de mensagens.
- O canal oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). Documentos nunca devem ser enviados por e-mail.
- O número de SMS usado pelo INSS é 280-41. O INSS não envia links, apenas informações sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
- A biometria facial é feita exclusivamente pelo aplicativo Gov.br.
- Qualquer convocação para apresentação de documentos fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada pelo telefone 135.
- Utilize apenas os canais oficiais para qualquer solicitação ao INSS: aplicativo/site Meu INSS ou agências da Previdência Social (com agendamento).
- Quando ligar para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações para confirmar a identidade do solicitante.
- Mantenha seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço, atualizados pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.