Recentemente, tem sido observado um crescimento preocupante nos casos de fraude ligados ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), especialmente entre o público idoso. Muitos beneficiários estão sendo enganados por criminosos que se aproveitam de sua vulnerabilidade para obter vantagens financeiras indevidas.
Esses golpistas, geralmente, contactam os idosos através de mensagens de texto ou aplicativos como o WhatsApp, induzindo-os a acreditar que necessitam pagar certa quantia para liberar ou garantir o benefício que já é direito do cidadão. Esta situação tem gerado grande insegurança entre os beneficiários que, por falta de informação, acabam por cair nestes golpes.
Como os golpistas estão agindo?
O golpe do BPC geralmente começa com uma abordagem via SMS ou WhatsApp. Os criminosos se passam por funcionários de instituições sociais ou mesmo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitando pagamento para que o benefício seja liberado. É importante estar ciente de que o INSS não solicita pagamentos para liberação de benefícios e qualquer pedido do tipo deve ser considerado uma tentativa de fraude.
O que é o Benefício de Prestação Continuada – BPC?
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que comprovem estar em situação de vulnerabilidade econômica. O BPC garante um salário mínimo mensal tanto para o idoso quanto para o indivíduo com deficiência que não possuem meios de prover seu próprio sustento ou de serem sustentados pela família.
Medidas de Segurança recomendadas pelo INSS
Para evitar cair nesses golpes, o INSS recomenda que os beneficiários jamais compartilhem seus dados pessoais por telefone ou aplicativos de mensagens. É vital consultar sempre os canais oficiais do INSS para qualquer procedimento. Além disso, qualquer comunicação suspeita deve ser imediatamente reportada às autoridades competentes.
Dicas para proteger os idosos de fraudes:
- Familiarize-se e eduque os idosos sobre os procedimentos oficiais do INSS.
- Alerte sobre as táticas comuns usadas por golpistas para obter informações pessoais.
- Verifique regularmente as informações de contato dos idosos e atualize-as conforme necessário no sistema do INSS.
- Encoraje-os a comunicar-se apenas através de canais oficiais quando se trata de assuntos de benefícios.
Compartilhar e divulgar informações sobre como esses golpes são realizados ajudará a criar uma rede de segurança para os idosos e outros beneficiários do BPC, protegendo-os contra ações criminosas e fortalecendo a comunidade contra esse tipo de fraude.