Na quarta-feira, o decreto referente à antecipação do pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS foi oficialmente divulgado, tendo sido assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esse documento já foi devidamente publicado no Diário Oficial da União (DOU), marcando um avanço importante para os beneficiários.
A antecipação vai ajudar muitas famílias a quitar uma conta, ter um mês mais farto, e até mesmo investir em algo. Veja a seguir detalhes das novas datas de pagamento do 13º salário antecipado!
Quando será pago o 13 dos aposentados em 2024 do INSS?
Para a alegria de muitos beneficiários do INSS, o 13º salário está finalmente sendo antecipado para o primeiro semestre do ano! Assim, a primeira parcela do abono natalino cai a partir do dia 24 de abril.
Mais uma vez, o governo optou por antecipar o pagamento do décimo terceiro salário com o intuito de estimular o crescimento econômico, especialmente após um período de estagnação no segundo semestre do ano passado. Esta é a quinta vez desde 2020 que a gratificação natalina é antecipada para o primeiro semestre do ano, evidenciando uma estratégia contínua para impulsionar a atividade econômica.
Leia mais: Receba seu Abono Salarial PIS/PASEP em 2024: Guia Completo para Não Perder o benefício!
A segunda parcela do abono, inclusive, passa a ser paga em maio, conforme o calendário de pagamento mensal dos salários benefícios do INSS, que você pode conferir acima. Quem recebe até um salário mínimo, recebe os pagamentos primeiros, como é de costume.
Em seguida, recebem os que ganham acima do salário mínimo. Para consultar a sua data de recebimento, considere apenas o número final do benefício, excluindo o dígito verificador, por exemplo, imagine que o número no seu cartão benefício é 123.456.789-0, então o número a se considerar é 9.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?
O pagamento do benefício é assegurado pela legislação, como um direito de todos os segurados da Previdência Social que recebem benefícios como: auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria (todas as modalidades) e auxílio-reclusão.
Da mesma forma que ocorre para os beneficiários da aposentadoria e pensão por morte, o pagamento da gratificação natalina também é destinado aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). No entanto, é crucial observar que aqueles que recebem a Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao abono natalino creditado em suas contas.
Como funciona o pagamento?
Os pagamentos do 13º salário são realizados em duas parcelas, levando em consideração o mês em que o beneficiário começou a receber os pagamentos da autarquia. Em outras palavras, se o beneficiário já estava aposentado no início do ano, ele receberá o valor integral, sendo 50% na primeira parcela e o restante na segunda.
Leia mais: Mais Dinheiro no Bolso: Novas Possibilidades de Benefícios para Idosos Aumentarem Suas Rendas!
No entanto, quem começou a receber os pagamentos do INSS em fevereiro, o pagamento do 13º salário será proporcional ao número de meses que o beneficiário receberá o abono. A segunda parcela do abono sempre caí com os descontos do Imposto de Renda, para os beneficiários que precisam pagar o imposto.
Por fim, para consultar o valor do benefício a receber, basta acessar o site ou app Meu INSS, ou entrar em contato com a Central Telefônica do instituto através do número 135.
Veja Também: 1ª parcela do 13º salário já tem data confirmada para cair na conta dos beneficiários! Confira.
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!