Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Abertura do ano legislativo pelo Congresso aconteceu nesta Segunda com Pautas de economia

Ano legislativo tem começo no congresso Nacional, confira o que vai ser discutido!

0

Nesta Segunda-Feira, dia 05 de fevereiro, o Congresso Nacional abriu o ano legislativo, em uma sessão juntamente com a Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A pauta continha temas econômicos, sendo que o principal assunto é o da MP da reoneração, que foi editada na véspera do ano novo, causando forte reação dos parlamentares.

Devido à MP e ao veto do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a cerca de R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares as relações entre Governo e parlamento devem ficar estremecidas.

Início do ano legislativo de 2024

Congresso Nacional abre ano legislativo com muitas pautas de economia (Fonte: Reprodução Google)
Congresso Nacional abre ano legislativo com muitas pautas de economia (Fonte: Reprodução Google)

A sessão que deu início ao ano legislativo teve seu início dado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no Congresso Nacional.

Leia Mais: PROVA DE VIDA 2024: mais de 4 milhões de beneficiários do INSS podem ter o pagamento suspenso – entenda

Estavam presentes o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira – PP/AL, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, além de outros líderes parlamentares do governo e dos partidos.

Desse modo, os trabalhos devem recomeçar com as medidas provisórias (MP), que ficaram pendentes para análise e os projetos de lei de cunho prioritário.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp

Temas que devem ser tratados no Congresso

Alguns temas que são importantes que também vão ser discutidos no primeiro semestre, por exemplo a regulamentação infraconstitucional da reforma tributária sobre o consumo. Assim, o intuito do Governo é de acabar com a isenção de Imposto de Renda sobre os lucros e dividendos, alterando os Juros aplicados ao capital próprio (JCP) pelas empresas.

Leia Mais: Reajuste do INSS: Novos valores para aposentados e pensionistas em 2024 e como consultá-los

Em 2023 o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), tentou aprovar a ideia, no entanto, ela acabou sofrendo diversas modificações durante discussões no Congresso.

Prioridades do legislativo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, quer regulamentar a reforma tributária e chegar a um consenso sobre a reoneração da folha de pagamentos, além disso, possui pautas próprias, sobre a revisão do Código Civil e a regulamentação da utilização de Inteligência Artificial (IA), além de mudanças no próprio sistema eleitoral.

Leia Mais: Calendário de pagamentos do 13 Salário do INSS em 2024, Veja Agora!

Pacheco disse na semana passada, que em 2024, pretende tornar real a reforma tributária, através da legislação infraconstitucional e da legislação complementar à Constituição Federal, segundo ele o Senado vai se dedicar muito à essa reforma.

Veja Também:

CONFIRMADO: TRISTE NOTÍCIA para quem RECEBE ACIMA do MÍNIMO! NÃO vai ter AUMENTO REAL? APOSENTADOS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.