Querendo ou não, a fase da terceira idade acaba chegando todas as pessoas. Os idosos e principalmente aposentados merecem aproveitar o doce momento e apenas começar usufruir do que a vida ainda pode oferecer em lazer.
Pensando exatamente em tais pontos, os aposentados conseguem aproveitar de muitos benefícios importantes que ficam automaticamente disponíveis para muitos que atingem uma certa idade.
Nesse sentido, dentro dessa fase, a grande maiorias dos aposentados amam viajar. No Brasil, todos que recebem a aposentadoria do INSS, possuem a liberdade de solicitar vantagens, e abordaremos sobre uma delas agora que a Carteira do Idoso proporciona.
Vantagens da Carteira do Idoso

O documento da Carteira do Idoso que é expedido através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, fica automaticamente liberada para todos os que possuem mais de 60 anos.
A carteira para o grupo da terceira idade possui como grande vantagem conceder acesso preferencial em meia-entrada em performances culturais ou artísticas, atendimento prioritário, acesso prioritário em vagas de estacionamento e passagens gratuitas em ônibus interestaduais.
Ou seja, o benefício oferece a oportunidade do aposentado viajar de forma gratuita, aproveitando a vida intensamente sem precisar colocar a mão no bolso.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.
Apresentação do documento
Acima de tudo, o interessado na gratuidade que a carteira oferece, deverá mostrar o documento diretamente nas companhias de transporte. Após isso, o primeiro passo já estará dado para o prosseguimento.
Leia mais: Lula confirma aumento de 50% nos benefícios do INSS em abril- Confira quem deverá receber
Além disso, o mínimo exigido de vagas por viagem gratuitas para idosos é duas, vigente pela própria legislação. Se porventura as vagas fiquem ocupadas, o aposentado contará com o direito de ganhar desconto de 50% no valor da passagem.
Agora que você já analisou como e onde deve ocorrer a apresentação do documento, é preciso agora prestar a atenção na parte mais importante. O processo para realizar a carteira do idoso é a peça chave para o sucesso total sobre o benefício.
Passo a passo para fazer a Carteira do Idoso
Primeiramente, é importante dizer que o processo para a emissão do documento é bem tranquilo, o acesso pode ser realizado por através do site do Governo Federal. O idoso precisará entrar no site e selecionar “Iniciar”.
Leia mais: CNH não é mais obrigatória? Lei estabelece grupos que não precisam mais do documento – Confira agora
Posteriormente, o interessado deve escolher a aba escrito “Emitir carteira. Na sequência, após realizar o preenchimento dos campos com os dados exigidos e mostrar os documentos como CNH, RG ou passaporte, certidão de nascimento, comprovante de residência ou certidão de casamento), a carteira ficará liberada para impressão.
Gostou do conteúdo? Portanto o Jornal JF traz diariamente as melhores notícias sobre o INSS, política, economia e entretenimento, Continue acompanhando o nosso blog para não perder mais nenhuma atualização!
Veja Também: NOVAS DATAS de PAGAMENTO do 13 salário
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!