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Início INSS

Chegou a Nova Carteirinha do INSS para 2024 – Solicite então a Sua Agora

Gustavo Baggio Por Gustavo Baggio
janeiro 12, 2024
Em INSS
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Por meio da carteira do idoso, indivíduos com mais de 60 anos asseguram benefícios adicionais e têm acesso a uma variedade de serviços.

A obtenção desse documento pode ser realizada no CRAS ou de maneira online. Nesse contexto, elaboramos um guia pormenorizado para ajudá-lo na solicitação pela internet. Siga conosco!

O que é a Carteira do Idoso?

Conheça a nova carteirinha do INSS de 2024.
Conheça a nova carteirinha do INSS de 2024. (Fonte: Edição/Jornal JF)

A carteira do idoso é um dispositivo utilizado para verificar a renda de indivíduos com mais de 60 anos, concedendo-lhes a vantagem de acesso gratuito ao transporte interestadual, além de proporcionar descontos de 50% na aquisição de passagens.

Leia mais: Aposentadoria Especial no INSS: Direitos, Mudanças e Guia Prático para Solicitação

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Este documento atua como um benefício social respaldado pela Lei 10.741/03, com validade de 2 anos. Para obtê-lo, é necessário comprovar renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Dessa maneira, a carteira da pessoa idosa, identificada por esse nome, está vinculada à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e é amplamente utilizada por aposentados e pensionistas do INSS.

Quem pode solicitar a Carteira da pessoa idosa?

No início, todos os indivíduos com mais de 60 anos, desprovidos de comprovação de renda e que recebem até 2 salários mínimos, têm o direito de solicitar a carteira do idoso.

Leia mais: Conheça os 7 Principais Direitos do Idoso Garantidos Pelo Estatuto no Brasil

Contudo, para avançar com a solicitação, é fundamental estar inscrito no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas do Governo Federal.

Se não estiver cadastrado, é preciso entrar em contato com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social mais próximo de sua residência para efetuar o cadastro.

Ressaltamos que apenas por meio do cadastramento no CadÚnico o cidadão terá acesso ao NIS.

Como emitir a carteira do idoso online?

Para emitir a carteira do idoso de forma online, o procedimento é bastante descomplicado. Siga o guia que elaboramos para você!

  1. Acesse o site

É hora de solicitar sua carteira do idoso. O primeiro passo é acessar o site da Carteira do Idoso.

  1. Selecione a opção desejada

Agora, opte pela opção desejada clicando em “Emitir Carteira”, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Leia mais: Saiba como Sacar os Precatórios do INSS Liberados em Janeiro de 2024


Realize o login na conta Gov.br

Neste momento, efetue o login em sua conta Gov.br e conclua o processo de identificação pessoal. Caso ainda não tenha uma conta, será necessário criá-la.

Solicite a Carteira do Idoso

Agora, é o momento de requisitar sua carteirinha de pessoa idosa. Após fazer o login, uma tela solicitará autorização para utilizar seus dados. Clique em “Autorizar”.

Na tela seguinte, você encontrará as opções de serviços disponíveis:

  • Emitir Carteira de pessoa idosa;
  • Ver carteiras;
  • Validar;
  • Relatório.

Selecione a opção desejada. Após emitir sua carteira do idoso, você pode imprimi-la ou salvá-la.

Emitindo a Carteira do Idoso pelo CRAS

Se preferir não realizar a solicitação online por conta própria, também é possível fazê-lo no CRAS.

Contudo, para isso, é essencial comparecer pessoalmente ao local, munido das seguintes informações e documentos comprobatórios:

  • Documento de identidade com foto;
  • CPF;
  • Número do NIS.

Leia mais: Como fazer Prova de Vida Online? Descubra agora

Se ainda não possui o Cadastro Único, aproveite a oportunidade para efetuar o cadastro e adquirir sua carteirinha de pessoa idosa.

Importante: A carteira emitida pelo CRAS pode levar até 45 dias para ficar pronta. Caso haja urgência, o CRAS pode fornecer uma declaração provisória ao beneficiário.

Veja Também:

G1 CONFIRMA TRISTE NOTÍCIA que AFETA a TODOS! Aumento Acima Mínimo Aposentados e Pensionistas. (Fonte: João Financeira TV).

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