Existem milhares de aposentados no Brasil que são pegos de surpresa com descontos indevidos da aposentadoria. Esses descontos podem ser provenientes de empréstimos consignados, cartão para aposentados ou outros serviços.
Por mais que, muitas vezes, os aposentados contratem esses valores, alguns são pegos de surpresa com os descontos na folha de pagamento e acabam se vendo diante de um cenário de incertezas e sem saber o que fazer.
Então, veja um tutorial completo do que fazer para reaver descontos indevidos da aposentadoria.
De qual forma os aposentados podem identificar descontos indevidos da aposentadoria?

Em primeiro lugar, antes de falar sobre como reaver e suspender os descontos indevidos da aposentadoria, é preciso entender como identificá-los. Esses descontos indevidos podem ser consultados no seu extrato de pagamento da aposentadoria, pensão ou outro benefício.
Leia em seguida: NOVIDADE INSS: Lula Aprova Perícia por Telemedicina – Entenda!
Por essa razão, os aposentados e demais beneficiários podem ter acesso ao documento que está disponível na plataforma ou aplicativo do Meu INSS, ambos de forma gratuita. E assim, também vai conseguir ver como está a sua aposentadoria.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
É importante lembrar que, descontos indevidos podem incluir empréstimos consignados não autorizados, planos de previdência privada não solicitados ou até mesmo taxas excessivas. Destaca-se, que é possível ver tudo através da plataforma do Meu INSS!
Aprenda como suspender os descontos indevidos da aposentadoria
Embora muitos aposentados não saibam, é possível suspender os descontos indevidos da aposentadoria. Neste caso, ao observar os descontos não autorizados, seja de empréstimos consignados ou de qualquer outra natureza, ligue para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do INSS.
Leia em seguida: CONFIRA: BPC LOAS Oferece Empréstimo sem Juros e Bônus – Saiba Mais
Esse serviço fica localizado no extrato de pagamento do benefício, ao lado da rubrica de desconto de mensalidade. E assim, o beneficiário deve abrir uma reclamação solicitando o estorno de todas as contribuições descontadas de forma indevida.
Leia em seguida: ATENÇÃO: INSS tem MUDANÇAS na FOLHA de PAGAMENTO com NOVA MARGEM dos CONSIGNADOS
É possível também solicitar o cancelamento pelo site ou aplicativo Meu INSS partir do serviço “excluir mensalidade associativa”. E, além disso, é possível também registrar uma contestação pelo telefone do INSS, no número 135.
Leia em seguida: Atenção: NOVO VALOR DA APOSENTADORIA DO INSS: AUMENTO DE 110% PODE BENEFICIAR ESSES APOSENTADOS EM BREVE
Para solicitar o cancelamento dos descontos indevidos da aposentadoria, é só seguir os passos a seguir. Em primeiro lugar, acesse o Meu INSS e faça login. Em seguida, clique no botão “Novo Pedido”. Depois disso, digite “excluir mensalidade”. Clique no nome do serviço ou benefício e siga as intruções.
É possível ter de volta o dinheiro dos descontos indevidos?
Existem vários casos em que os aposentados conseguiram a devolução integral ou parcial dos valores descontados de forma indevida. No entanto, recomendamos sempre todas as provas possíveis para comprovar que o desconto foi indevido, cabendo até mesmo uma ação na Justiça!
Leia em seguida: Caixa Condenada a Pagar R$60 Milhões PARA ESTE GRUPO: CONFIRA LISTA COMPLETA DE QUEM VAI RECEBER ESSA BOLADA
Existe alguma ação quanto ao direito do aposentado nas questões relativas a descontos indevidos?
De maneira frequente, o INSS mantém acordos com sindicatos para regulamentar as questões relativas aos descontos em aposentadorias, pensões e outros benefícios da Previdência Social. Nesse sentido, o acordo afirma que os descontos só devem ser aprovados mediante permissão do aposentado.
Leia em seguida: CONFIRMADO: INSS vai PAGAR ABONO EXTRA no DIA 24?! Veja quem recebe
No entanto, se o beneficiário desconhecer o desconto, a entidade envolvida deverá ser responsabilizada administrativa, cível e penal pelos órgãos ligados à defesa dos direitos do consumidor. E assim, continue no Jornal JF para mais notícias como essa!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!