Já iniciou a prova de vida do INSS para o mês de novembro de 2023. Assim, os aposentados e pensionistas que têm vínculo com o Instituto devem ficar atentos ao prazo estipulado para a realização desse procedimento, uma vez que é uma exigência obrigatória.
O propósito da prova de vida é garantir a regularidade dos pagamentos a todos os segurados do INSS. No entanto, a não realização desse processo dentro do prazo estabelecido pode resultar na suspensão dos pagamentos.
Quer descobrir quem está obrigado a fazer a prova de vida do INSS em novembro? Veja a seguir!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
É necessário fazer a prova de vida em novembro?

As pessoas que fazem aniversários no mês de novembro devem estar atentos ao prazo para a realização da prova de vida. Afinal, a não conclusão desse procedimento pode resultar na interrupção dos benefícios.
A prova de vida é conduzida de forma digital, portanto, para cumprir essa obrigação, é necessário realizar algumas ações que permitem o INSS cruzar dados e confirmar a vida. Por exemplo, aqueles que atualizaram o cartão de vacina ou a CNH podem ter sua vida confirmada.
Leia mais: NOVA LEI DOS IDOSOS: 7 DIREITOS EXCLUSIVOS PARA TODOS!
O objetivo desse processo é prevenir fraudes e garantir que os recursos públicos sejam direcionados efetivamente para aqueles que têm direito. No entanto, o INSS destaca que esse procedimento é de natureza individual.
O que é a prova de vida?
A prova de vida é uma medida anual destinada a garantir que os beneficiários do INSS estejam vivos. Isso permite que o Instituto verifique se eles estão aptos a continuar recebendo seus pagamentos de pensões ou aposentadorias. O objetivo é prevenir fraudes e garantir que os recursos sejam direcionados para aqueles que realmente têm direito a eles.
O procedimento pode ser realizado de várias maneiras, desde a utilização do aplicativo Meu INSS até visitas presenciais às agências do Instituto.
É importante destacar que a prova de vida em novembro é de responsabilidade do próprio órgão previdenciário. Portanto, não é necessário que os segurados se apresentem pessoalmente para essa comprovação.
Como mencionado, o INSS realiza o cruzamento de informações de diversas fontes de dados, tanto públicas (em níveis federal, estadual e municipal) quanto privadas. Algumas das fontes de dados consultadas incluem o aplicativo Meu INSS, declarações de Imposto de Renda e registros de consultas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia mais: INSS vai pagar abono extra em parcela única agora em novembro: Veja quem recebe o extra agora
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!