Uma notícia muito relevante para as pessoas com mais de 60 anos ou com deficiência: a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2714/20, que garante a esses grupos o direito de receber os comprovantes usados na declaração do Imposto de Renda (IR) diretamente em suas casas pelos correios ou em formato digital, conforme a preferência de cada um.
Isenção do Imposto de Renda para aposentados

De acordo com as regras atuais da Receita Federal do Brasil, empregadores e bancos são obrigados a fornecer os informes de rendimentos aos contribuintes, mas desde 2012 não é mais exigido o envio desses documentos pelo correio.
Leia em seguida: 5 Formas de Garantir sua Aposentadoria do INSS
Para quem não recebe o documento em tempo hábil para a declaração, resta a opção de fazer uma denúncia à Receita.
Leia em seguida: Descubra como consultar Valores Atrasados do INSS
A proposta aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa visa simplificar esse processo. A ideia é que as pessoas informem uma única vez aos órgãos públicos e às empresas qual a melhor forma de receber os documentos, ou seja, não será necessário fazer essa escolha todos os anos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Nova medida facilita a vida das pessoas idosas e com deficiência
O deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), relator do projeto, destacou que essa medida facilitará a vida das pessoas idosas e das pessoas com deficiência. Afinal, embora seja conveniente para muitos consultar e imprimir os informes do IR pela internet, nem sempre isso é possível para todos.
Leia em seguida: SAQUE PIS PASEP – Veja agora quando pode sacar
Esse avanço legal é especialmente significativo para as pessoas mais vulneráveis, garantindo que elas tenham acesso aos documentos necessários para realizar sua declaração de imposto de renda com mais comodidade.
Leia em seguida: R$1.840 NA CONTA: INSS Confirma Pagamento Para Todos – Veja agora o Passo a Passo para Receber!
Além disso, o projeto aprovado insere dispositivos no Estatuto da Pessoa Idosa e no Estatuto da Pessoa com Deficiência.
A proposta ainda não foi aprovada, mas deve ser em breve
Lembre-se de que a proposta ainda deve passar por outras etapas antes de se tornar lei, mas já é um passo importante em direção a uma maior acessibilidade e inclusão, garantindo que todos tenham a oportunidade de cumprir suas obrigações fiscais da maneira mais conveniente para eles.
Leia em seguida: STF aprova: Aposentados de até 2008 terão Salário revisado e aumentado – Veja agora o que muda!
Aguardamos a continuação do processo para que em breve essa seja uma realidade para todos.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
Anuncios
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.