A margem social do INSS é um tema em discussão no Congresso Nacional com o objetivo de trazer melhores condições de empréstimos para aposentados, pensionistas e servidores públicos. O projeto de lei, em andamento, tem como foco facilitar o acesso a linhas de crédito mais vantajosas para esses grupos, ajudando-os a enfrentar os desafios financeiros da pandemia.
O projeto foi criado pelo Deputado Federal Pompeo de Mattos e busca diminuir a dependência dos beneficiários do INSS com relação a linhas de crédito mais caras. A margem social do INSS, caso aprovada, poderá vir a ser uma excelente opção para esta parcela da população.
Confira aqui as últimas notícias!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quais são as diferenças entre a margem social e o empréstimo consignado?
As principais diferenças entre a margem social do INSS e o empréstimo consignado são o limite de crédito e as taxas de juros.
Portanto, com a margem social, os beneficiários poderão contratar até R$ 20 mil em créditos, com taxas de juros anuais de, no máximo, 2,5%.
Leia mais: Aposentados: Presidente Lula assina decreto para pagamento antecipado do 13º do INSS em 2023!
Além disso, a margem social não tem cobrança de IOF e prevê um período de carência de até 120 dias para iniciar os pagamentos.
Quais são os próximos passos para a aprovação da margem social do INSS?
A margem social do INSS ainda precisa passar por várias etapas antes de ser aprovada. No momento, o projeto está sendo analisado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, depois seguirá para a Comissão de Finanças e Tributação e, finalmente, para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
Leia mais: Revisão da Vida Toda do INSS: Descubra Quem Pode Se Beneficiar e Como Solicitar a Ação Judicial
Após a aprovação nas comissões, o projeto de lei seguirá para o Senado Federal e só então poderá ser encaminhado à Presidência da República. Se aprovado em todas as etapas, a margem social do INSS poderá ser implementada em 2023, beneficiando aposentados, pensionistas e servidores públicos.
O que esperar da margem social do INSS em 2023?
Caso a margem social do INSS seja aprovada e implementada em 2023, espera-se que essa nova modalidade de crédito tenha um impacto positivo na vida financeira dos beneficiários do INSS. Com taxas de juros mais baixas e outras condições vantajosas, a margem social surge como uma forma de aliviar a carga financeira para aqueles que mais precisam de apoio durante a pandemia.
Leia mais: Atrasados do INSS: Saiba como receber sua parte dos R$ 1 bilhão em pagamentos liberados!
Fique atento às notícias e informações sobre o andamento do projeto de lei, e saiba como essa nova modalidade de crédito poderá impactar a vida de aposentados e pensionistas em 2023.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!