O corte de benefícios do INSS deixou inúmeras pessoas sem pagamento. Afinal, elas não atenderam à convocação feita pelo Instituto por não conseguir comprovar a vida desses segurados.
A prova de vida é de responsabilidade do INSS, que faz o procedimento por meio de cruzamento de dados. No entanto, quando o órgão previdenciário responsável não consegue fazer a confirmação da vida, ele convoca os segurados para realizar o processo presencial.
Dessa forma, todos os segurados do Instituto devem ficar atentos às notificações. Mas quando não há resposta do segurado, há o corte no benefício do INSS. Entenda.
Corte de benefício do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social divulgou no último dia 9 de outubro a lista de servidores inativos e pensionistas de funcionários do órgão que terão o pagamento suspenso. Afinal, eles não atenderam à convocação e respectiva notificação para realizar a prova de vida anual. Toda a lista contém os aniversariantes do mês de julho.
De acordo com o órgão, o restabelecimento do pagamento ficará condicionado à realização da prova de vida. Portanto, basta que o interessado se dirija a qualquer agência do banco onde recebe o benefício. Mas também pode ir a uma unidade de gestão de pessoas do Instituto, levando o documento de identidade oficial.
Leia mais: NOVIDADE: Consulta mostra que VALORES PERDIDOS estão liberados – Saiba como pegar o seu!
Ao regularizar a situação, o salário volta a ser pago na primeira folha de pagamento disponível para inclusão. Mas, na hipótese de pessoas com dificuldade de locomoção, deverá fazer o pedido de uma visita técnica para comprovação de vida do titular do benefício. Dessa forma, o pagamento será restabelecido provisoriamente até que seja realizada a visita.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como não ter o benefício cortado?
É sempre importante consultar sua documentação na Plataforma MEU INSS e verificar se está tudo em dia. No entanto, ao receber convocação pelo INSS para uma revisão ou prova de vida, atenda às solicitações do Instituto quanto antes, apresentando os documentos, caso seja preciso.
Nos casos dos benefícios por incapacidade, deve-se agendar uma perícia médica. Mas, também leve laudos médicos e exames atualizados que mostram que a incapacidade para o trabalho ainda persiste.
Leia mais: EXCLUSIVO: Titulares do BPC Agora Podem Solicitar Aposentadoria – Entenda o Processo!
Dessa forma, você evita o corte do benefício INSS e não precisa passar por inúmeras situações delicadas.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!