As regras de aposentadoria INSS, após a Reforma da Previdência de 2019, tiveram alteração. No entanto, há algumas normas para auxiliar quem já estava próximo a receber o seu benefício.
Uma das mudanças que a Reforma da Previdência trouxe foi a extinção da aposentadoria por tempo de contribuição e o aumento na idade mínima para se aposentar por idade para as mulheres. Portanto, as pessoas terão que trabalhar mais para conseguirem o tão esperado sossego.
Mas quem estava próximo de se aposentar teve prioridades. Porém, como ficam as regras de aposentadoria INSS para quem nasceu de 1964 a 1969? Entenda.
Aposentadoria por idade

Para os homens, a idade para se aposentar é de 65 anos, com 15 anos de contribuição. Mas para as mulheres, a idade aumentou para 62 anos, com 15 anos de contribuição também.
Leia mais: NOVIDADE: Consulta mostra que VALORES PERDIDOS estão liberados – Saiba como pegar o seu!
Portanto, pela regra permanente, não adianta ter muito tempo de contribuição, pois a Reforma acabou extinguindo, é necessário ter as idades. Todavia, há as regras de transição, que devem ser analisadas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Regras de aposentadoria INSS para quem faltava pouco tempo
Para quem tinha 2 anos ou menos tempo para se aposentar quando a Reforma da previdência entrou em vigor, pode se enquadrar no pedágio de 50%. Afinal, os homens tinham que ter 33 anos de contribuição antes da Reforma e para as mulheres, 28 anos antes da Reforma.
Para essas pessoas, precisa trabalhar pelo tempo que faltava e ainda pagar um pedágio de 50% para conseguir solicitar o benefício.
Regra de pedágio 100%
Os homens para se aposentar por essa regra, precisam ter 35 anos de contribuição. Portanto, deve trabalhar o dobro do tempo que faltava para se aposentar até atingir esse tempo de contribuição. Além disso, precisa ter 60 anos de idade, no mínimo.
Leia mais: EXCLUSIVO: Titulares do BPC Agora Podem Solicitar Aposentadoria – Entenda o Processo!
Já para as mulheres, precisa ter 30 anos de contribuição. Todavia, também devem trabalhar o dobro do tempo que faltava para se aposentar até atingir esse tempo de contribuição. Mas também precisa ter 57 anos de idade, no mínimo.
Mas isso é válido somente para quem estava próximo a se aposentar quando a Reforma da Previdência entrou em vigor.
Regras de pontos para aposentar
Uma das regras de aposentadoria INSS leva em conta a idade mais o tempo de contribuição do beneficiário. Portanto, a pontuação aumenta a cada ano. Em 2019, precisava-se de 96 pontos para os homens e no mínimo 35 anos de contribuição, portanto, se aposentava com 61 anos, no mínimo.
As mulheres, a pontuação era de 86, com 30 anos de contribuição, no mínimo. Essa pontuação vai aumentando 1 ponto a cada ano, tanto para os homens quanto para as mulheres.
Vale lembrar que não existe uma regra de aposentadoria mais vantajosa, pois tudo vai depender de qual a situação do segurado. Assim, a melhor opção é consultar um advogado especialista e realizar os cálculos para saber o maior valor em relação ao tempo.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!