O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), começou a fazer telefonemas para segurados que precisa se afastar de suas atividades de trabalho e estão na fila de espera pelo benefício por mais de 45 dias. Confira em seguida mais informação!
INSS está ligando para beneficiários a partir deste mês

As ligações estão sendo feitas pelo INSS, desde o dia 25 de setembro, para os segurados que possuem perícia médica agendada por mais de 45 dias e aguardam a concessão do seu benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Nesse sentido, o segurado precisa ficar atento ao número de vai entrar em contato com ele.
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Isso porque, o órgão informou que o número (11) 2135-0135, estando sendo utilizado para o telefonema aos beneficiários, devendo ele aparecer na tela do seu celular ou telefone. Além disso, destacou que o número não recebe ligações e não possui WhatsApp, por isso fique atento a possíveis golpes.
Ao entrar em contato, o atendente vai propor que o segurado troque a realização da perícia médica presencial por encaminhamento de atestado médico. Contudo, fica a cargo do segurado, fazer o envio pelo site ou aplicativo Meu INSS do documento para seguir a análise do seu benefício.
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“Uma novidade, porque nós estaremos fazendo com que os brasileiros não precisem mais fazer perícia e ficar em uma fila de perícia longa. O atestado médico: o que vai ser visto nele? A conformação. Se o médico existe, se o médico está vivo, se os dados são coerentes. E isso vai ser processado, e é muito mais rápido do que fazer uma perícia. Ainda que, por alguma razão, aquele atestado não passe, porque pode acontecer de ter algum dado inconsistente. Nós vamos marcar uma perícia para essa pessoa”, declarou o presidente do Instituto, Alessandro Antônio Stefanutto.
Além disso, o órgão alerta os segurados para que não se tornem possíveis vítimas de fraudes. Isso porque, o Instituto não solicita fotos, dados bancários, senhas ou número de documentos. Na ligação, é o órgão quem vai repassar informações ao beneficiário.
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“Pode acontecer de alguém ligar e falar: ‘Olha, eu sou do INSS. Faça isso, entregue seus dados, faça um depósito’. Não entregue nada. E se ficou desconfiado, eu dou um conselho: desligue o telefone e ligue para o 135”, disse o presidente do órgão.
Fila de benefício do INSS
No momento, no INSS há uma fila de espera pela concessão de benefício composta por 1,1 milhão de solicitações que dependem de perícia médica. Assim, este total, inclui 627 mil perícias iniciais, 250 mil avaliações de exames voltados ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência e 300 mil outras perícias necessárias.
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Prazo
Para o INSS conceder o benefício pelo Atestemed ao segurado, existe um prazo de 180 dias. E, em caso de benefício negado, o segurado pode, dentro de 15 dias, fazer um novo pedido.
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Dessa forma, o envio dos documentos, como mencionamos, deve ocorrer pelo Meu INSS, mas a solicitação pode ser tanto pela plataforma como pela Central de Atendimento, telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, ficando pendente de anexação do documento.
Em caso de não cumprimento dos requisitos ou afastamento acima de 180 dias, o segurado pode fazer o agendamento da perícia médica presencial. Por fim, o pedido de prorrogação não pode ser por análise documental.
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