Entender sobre a importância do empréstimo consignado na vida dos aposentados do INSS, vai muito além de ver apenas como um valor adicional na conta. Isso porque, apesar dos juros consignado INSS, o empréstimo serve para trazer alívio na vida dessas pessoas.
No Brasil, a maioria dos aposentados recebem um salário mínimo ao mês e, devido aos gastos com medicamentos e, por vezes, até auxílio médico em razão da idade, não é o suficiente. Em razão disso, saber que os juros do consignado abaixou é uma grata surpresa.
Por isso, leia o artigo até o final para entender melhor sobre!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Explicações breves sobre o empréstimo consignado INSS

Logo após prestar anos de serviços ao Brasil, o trabalhador terá direito a várias modalidades de aposentadoria pela Previdência Social. Devido a isso, a maioria deles, recebe em média, um salário mínimo com o valor vigente no ano da aposentadoria.
No entanto, também em razão desses anos, além da idade que costuma já estar avançada, também surge a necessidade de entrar com medicamentos e fazer consultas mais frequentes com médicos para avaliar a saúde, gerando gastos.
Leia em seguida: Tem mais de 60 anos? VOCÊ PODE TER DIREITO AO AUXÍLIO CESTA BÁSICA – Veja como solicitar e já receber esse benefício
Em razão disso, na maioria das vezes, apenas o valor da aposentadoria não é o suficiente para manter as contas do mês, além dos gastos com a saúde e ainda ter uma qualidade de vida mediana. Assim, o consignado do INSS é uma alternativa para tentar dar um alívio nas contas no fim do mês.
Esse empréstimo funciona com a transferência quase que imediata para a conta do aposentado e, ainda, os valores são descontados todos os meses da folha de pagamento ou benefício. Ou seja, as taxas de juros são menores justamente pela segurança do pagamento.
Embora isso aconteça, o aposentado tem uma margem que, podemos chamar de “parada”. Ela impede que ele comprometa toda a sua aposentadoria com empréstimos e acabe se endividando e ficando sem recursos.
Leia em seguida: Vitória: Justiça libera Atrasados para Aposentados – Veja agora quem recebe
Redução das taxas de juros consignado INSS
Em síntese, ainda que as taxas de juros sejam menores, elas existem. Ou seja, se a vida financeira estiver desequilibrada, o consignado pode se tornar uma grande bola de neve e fazer com que o aposentado fique sem recursos.
Leia mais: VEJA AGORA: Lula Anuncia Novo Salário Mínimo 2024 com Valores Inacreditáveis – Saiba Tudo!
No entanto, desde 21 de julho de 2023, uma nova taxa de juros consignado INSS entrou em vigor para o empréstimo consignado destinado aos beneficiários do INSS e também do Benefício de Prestação Continuada. Inclusive, esse grupo também pode solicitar.
Na prática, a taxa anterior de 1,97% foi reduzida para 1,91% para os novos contratos. E a taxa para o cartão de crédito consignado também viu uma diminuição, passando de 2,89% para 2,83%.
Leia mais: Tarifa Social de Energia: PAGUE MENOS NA CONTA DE LUZ – Lei Oficializa Benefício para Aposentados!
Nova margem do consignado INSS
Lembra que te contamos sobre a margem do consignado que funcionaria como uma forma de impedir que o aposentado comprometesse todos os seus recursos? Então, de acordo com a nova margem, os beneficiários podem comprometer 35% de sua renda para quitar as parcelas do empréstimo consignado.
Leia mais: MELHORIA FINANCEIRA: Aposentados Terão Salário Reajustado – Consulte o Novo Valor! Não perca
Desses 35%, eles podem alocar 5% para o uso do cartão de crédito consignado e um adicional de 5% para o cartão benefício.
É possível contratar mais de um consignado ao mesmo tempo?
Essa é uma dúvida comum dos beneficiários e a resposta é positiva. Desde que os valores, somados, não comprometam mais do que a margem de 35% do salário ou benefício. Mais uma vez, esses valores devem respeitar a margem consignável disponível idealizada pela Lei do Empréstimo Consignado.
Leia mais: NOVA LEI: AGORA Aposentados e Pensionistas NÃO precisam MAIS PAGAR IMPOSTO de RENDA!
Em suma, também é importante ter cuidado com os juros consignado INSS, tendo em vista que, os valores podem trazer ainda mais prejuízos.
Portabilidade de crédito consignado vale a pena?
Desde 2023, a portabilidade de crédito foi criada pelo Banco Central no Brasil. Ela serve para ajudar quem quer trocar uma dívida cara por uma mais barata. Por exemplo, quando as taxas de juros do seu banco estão maiores que a concorrência.
Leia em seguida: Definição à vista: STF pode determinar pagamento retroativo da revisão da vida toda pelo INSS – Entenda o caso!
Em suma, os aposentados, pensionistas, funcionários públicos e privados podem solicitar a portabilidade de crédito. No entanto, é necessário que o novo agente financeiro escolhido tenha convênio com a entidade pela qual você recebe os valores do consignado.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!