De certa forma, qualquer benefício concedido pelo INSS precisa passar por uma perícia, ainda que seja documental, para comprovar que o segurado precisa se aposentar ou receber outro beneficio! Outrora, algumas modalidades exigem a perícia médica INSS como a aposentadoria por incapacidade.
Por exemplo, se você quer se aposentar por tempo de serviço, precisará de todos os documentos necessários para comprovar que trabalhou os prazos exigidos por lei! No entanto, para se aposentar por invalidez, é necessário realizar a perícia médica e comprovar a incapacidade permanente.
Em razão disso, surgem várias dúvidas sobre a perícia médica INSS, assim, leia na íntegra para entender sobre!
Do que se trata a perícia médica INSS?

Em resumo, a perícia médica INSS acontece quando o médico vinculado ao INSS avalia o segurado, para comprovar situações de incapacidade, identificar se ela tem relação com o trabalho, ou se foi agravada por ele.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
No entanto, de acordo com dados recentes do INSS, mais de 60% dos benefícios por incapacidade são negados! Assim, isso acontece se o beneficiário não passa na perícia médica. Ou seja, é muito importante prestar atenção nas regras e requisitos para conseguir a concessão!
Aprenda sobre como realizar a perícia médica INSS online
Durante a pandemia da Covid-19, o Governo Federal percebeu o quanto sistemas online são mais otimizados, reduzem o número de filas e também trazem mais conforto e segurança aos segurados da Previdência Social.
Nesse sentido, o Atestamed é um sistema que permite que os segurados do INSS solicitem o auxílio por incapacidade temporária apenas com a apresentação de documentos médicos ou odontológicos. Ou seja, não vai precisar comparecer a nenhuma clínica agenciada ou agência.
Além disso, para realizar o procedimento, basta acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, escolher a opção “Auxílio por incapacidade temporária – Análise Documental – AIT” e anexar os documentos solicitados.
Dentre os documentos exigidos pelo INSS estão documento de identificação com foto e número do CPF; documento médico ou odontológico que comprove a sua incapacidade para o trabalho e demais documentos que prestem auxílio na análise do seu caso!
Em suma, vale destacar também que, os documentos enviados devem ter sido emitidos há menos de 90 dias da data de entrada do requerimento (DER), estar legíveis e sem rasuras. Deve-se ater também aos prazos, tendo em vista que, existem novas regras.
Leia em seguida: DINHEIRO EXTRA LIBERADO EM JANEIRO PARA APOSENTADOS – Veja quem vai receber
E o que acontece se eu for reprovado na perícia médica INSS?
Em síntese, antes de mais nada, é necessário manter a calma, pois, o instituto não irá cancelar o seu benefício de imediato! Logo após a reprovação na perícia médica, é possível solicitar um pedido de reconsideração ao INSS em até 30 dias.
Leia mais: AUMENTO CONFIRMADO! LULA sanciona LEI DE VALORIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO – Veja agora
Esse novo pedido de reconsideração também pode ser solicitando uma nova perícia pelo telefone 135 ou pelo portal do Meu INSS. No entanto, só é possível solicitar o pedido de reconsideração uma única vez em cada benefício.
Entretanto, se o INSS se negar a realizar uma nova perícia, o segurado pode entrar com um recurso administrativo, também no prazo de 30 dias após o resultado da reconsideração, para contestar a decisão. Ainda assim, havendo negativa, a solução deverá ser encontrada através da Justiça!
Leia em seguida: Você pode receber AUMENTO de 25% no seu Salário – Saiba como receber agora
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!