Alguns aposentados poderão receber um pagamento melhor que o 14º salário, pois os valores podem atingir patamares bem maiores e esses pagamentos não precisam passar por votação dos parlamentares. Muitas pessoas receberão valores atrasados por meio de pagamento RPV. Confira como funciona e quem tem direito.
Os valores pagos para os beneficiários do INSS são referentes a alguma ação ganha contra o Instituto na Justiça. Sendo assim, as pessoas vão receber os atrasados, o que pode render um bom valor para essas pessoas. Dessa forma, veja a seguir como funciona o pagamento RPV e muito mais!
O que significa o pagamento de atrasados do INSS?

O pagamento dos atrasados do INSS são realizados por meio de requisições de pequeno valor- RPV, que se referem as ações que não passam de 60 salários mínimos, ou precatórios, que passam desse valor. O pagamento em questão equivale às ações ganhas pelos beneficiários, seja por conta de demora na concessão ou pagamentos incorretos.
Leia mais: ATENÇÃO: STF decidiu e SURPRESA na FOLHA DE PAGAMENTO dia 18 está confirmada
Nesse sentido, esses valores são as diferenças não pagas nos últimos cinco anos antes da ação judicial e, dependendo do montante, são quitados mais rapidamente, com a liberação de um lote a cada mês, caso sejam RPVs (Requisições de Pequeno Valor), ou uma vez no ano, caso sejam precatórios.
No ano de 2023, os beneficiários que recebem o pagamento de RPV terão a disponibilidade de até R$ 79.200 em sua conta. Mas, há alguns critérios para o recebimento. Confira em seguida!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quem tem direito a receber o pagamento da RPV em setembro?
Além de ter uma ação ganha contra o INSS, que não ultrapasse os 60 salários mínimos, os beneficiários precisam ter a ordem de pagamento emitida até agosto. Bem como, não pode haver mais a possibilidade de o INSS recorrer à ação.
A legislação em vigor prevê que os pagamentos de precatórios e RPV devem seguir a ordem cronológica de expedição pelo respectivo Tribunal Regional Federal, após a requisição feita pelo juiz responsável pela ação condenatória.
Credores com condenações de natureza alimentícia, que sejam idosos com idade superior a 60 anos, portadores de deficiência ou doença grave, terão prioridade no recebimento. Logo após, há a liberação para os demais beneficiários.
Leia mais: Vitória: Justiça libera Atrasados para Aposentados – Veja agora quem recebe
Como consultar se tem direito ao pagamento de RPV do INSS?
A consulta dos valores atrasados do INSS deve ser feita pelo site de cada Tribunal Regional Federal- TRF. O Conselho de Justiça Federal repassa os valores para distribuição por cada órgão regional. Os dados solicitados para consulta são o CPF, número do processo e nome do advogado geralmente.
Leia mais: Aposentados estão recebendo atrasados na Justiça – Veja agora
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

