Você já parou para pensar que existe uma oportunidade incrível para aposentados que pode resultar em um adicional de 25 % em sua aposentadoria? Descubra agora como esse benefício funciona e quem tem o direito legítimo de aproveitar essa vantagem financeira. Continue lendo para não perder essa chance única de melhorar seu salário de aposentado!
O que é a aposentadoria por invalidez?

Antes de falarmos detalhadamente sobre o adicional de 25 % na aposentadoria, precisamos destacar o que é a aposentadoria por invalidez. Nesse sentido, está no rol de aposentadorias oferecidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas atende somente os segurados incapacitados de forma total e permanente para o trabalho.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Ou seja, o segurado incapacitado, não possui condições de ser reabilitado em outra função, por não conseguir desempenhar qualquer tipo de atividade.
Requisitos para ter direito a aposentadoria por invalidez:
- Cumprir uma carência mínima de 12 meses;
- Estar contribuindo para o INSS, ou estar em período de graça, ou já receber um benefício previdenciário (salvo o auxílio-acidente) no momento da incapacidade;
- Estar incapacitado de maneira total e permanente para o trabalho, seja devido à doença ou acidente, independentemente de estar relacionado ao trabalho ou não, é um requisito fundamental.
Leia mais: LULA ANUNCIA NOVO SALÁRIO MÍNIMO 2024 – Conheça os valores inacreditáveis que vão ser LIBERADOS
Como funciona o adicional de 25 % na aposentadoria?
Alguns aposentados por invalidez, tem direito de receber um aumento de 25 % no seu salário de benefício. Ou seja, 1/4 a mais do valor que você recebe em sua aposentadoria. Mas, somente caso você precise da assistência permanente de um terceiro, como um cuidador, por exemplo, para conseguir fazer as atividades diárias.
Leia em seguida: INSS ANUNCIA: Revisão automática de benefícios e liberação de pagamentos para aposentados – Imperdível notícia!
Contudo, o adicional, está disponível somente nos seguintes casos:
- Cegueira total;
- Perda de, no mínimo, nove dedos das mãos;
- Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
- Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
- Doença que exija permanência contínua no leito;
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Leia em seguida: Pente Fino no INSS poderá SUSPENDER BENEFÍCIO – Veja como evitar
No caso de outras condições incapacitantes que não constem na lista, para conseguir esse extra na aposentadoria por invalidez, o segurado vai precisar ingressar com uma ação judicial. Além disso, em outras situações, o solicitante vai precisar passar por uma perícia médica.
Como solicitar o adicional 25 % na aposentadoria?
Em algumas situações peculiares, o INSS vai conceder o adicional de 25 % na aposentadoria, no mesmo momento em que conceder a aposentadoria por invalidez, neste caso, a pessoa não vai precisar fazer a solicitação.
Leia em seguida: PROVA DE VIDA INSS SETEMBRO – Fique atento ao PRAZO para não PERDER SEU BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO em 2023
Todavia, caso esteja recebendo o benefício e, posteriormente, precisa da ajuda de terceiro para atividades do dia a dia, você vai precisar fazer a solicitação. Existem, atualmente, dois meios, pela Central de Atendimento 135 ou pelo site/aplicativo Meu INSS.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!