As pessoas que trabalharam de 1971 a 1988 tinham direito a um dinheiro da Caixa Econômica Federal. O valor passava dos R$ 25,4 bilhões e o seu pagamento vinha ocorrendo até o dia 5 de agosto. Saiba tudo sobre esse montante liberado e quem podia sacar.
Muitas pessoas acabaram não consultando e, consequentemente, não sacaram os valores liberados das cotas do PIS Pasep. Dessa forma, acabaram perdendo a oportunidade de reaver os valores que já eram seus por direito. Entenda melhor como isso funciona.
Quem tinha direito aos R$ 25,4 bilhões liberados

O dinheiro liberado pela Caixa Econômica Federal corresponde às cotas do Pis Pasep pagos para os trabalhadores de empresas privadas e servidores públicos. Antes de mais nada, é preciso esclarecer que as cotas são diferentes dos abonos, pagos todos os anos.
As cotas são valores que ficaram perdidos. Esse lote bilionário que foi liberado é para os trabalhadores que exerceram as suas atividades do ano de 1971 a 1988 e que não sacaram os valores na época. O Governo Federal permitiu que os trabalhadores consultassem o dinheiro juntamente com o aplicativo do FGTS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O que acontece se a pessoa não sacou as cotas do PIS Pasep?
O saque das cotas PIS Pasep se encerrou no dia 5 de agosto. De acordo com a Caixa Econômica Federal, as pessoas que não sacaram, não poderão mais reaver esses valores. Ou seja, aquilo que não foi sacado, retornará para o Tesouro Nacional.
Leia mais: OFICIAL: INSS vai liberar 2 surpresas na conta dos aposentados este mês!
Os valores estavam disponíveis para trabalhadores falecidos também. Dessa forma, quem é da família (os dependentes) poderiam consultar no aplicativo do FGTS para saber se teriam ou não o direito.
Vai prorrogar a consulta?
Desde a primeira vez que houve a divulgação da liberação das cotas do PIS Pasep, já foi estipulado que teria um prazo e caso não fosse sacado nesse período, voltaria aos cofres públicos. Até o momento, não há previsão de prorrogação.
Apesar disso, muitos defensores dos trabalhadores falam que não é justo, pois os valores são de direito das pessoas. Portanto, de acordo com eles, deve ficar disponível para sacar quando der. Contudo, não há confirmação sobre isso.
Leia mais: ACABA DE SAIR: INSS confirma 3 VITÓRIAS para aposentados e pensionistas – Confira!
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!