O 13° salário torna-se um dos principais meios de renda para milhões de cidadãos brasileiros. Nesse sentido, uma relevante parcela depende do valor extra com o intuito de poder garantir uma vida muito mais confortável.
O benefício em questão já ficou disponibilizado para diversos trabalhadores e aposentados. No entanto, a quantia acabou sendo cancelada para milhões de segurados. Veja a seguir todos os detalhes sobre tal questão.
Detalhes sobre o recebimento do 13° salário

Geralmente, o décimo terceiro salário do INSS fica liberado para os cidadãos somente no segundo semestre. No entanto, o próprio Governo Federal anda investindo na antecipação do valor desde o começo da pandemia de Covid-19.
Leia mais: Governo anuncia política de Transporte Aéreo de animais após morte de cachorro Joca
Além disso, todos já esperam que aproximadamente 33,7 milhões de segurados possam ser contemplados com o repasse de R$ 67 bilhões, realizado sob duas parcelas exatamente R$ 33,8 bilhões para todos.
Por outro lado, nem todos receberão o benefício em questão. Ou seja, cerca de 6 milhões de beneficiários ficarão de fora do pagamento antecipado. Quer saber de fato quais são os grupos que ficarão de fora? Confira o próximo tópico abaixo.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quem não receberá o abono natalino do INSS?
Todos os segurados contemplados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) e os que não alcançaram o tempo mínimo para receber o valor ficarão de fora do pagamento do abono natalino, algo que afetará negativamente muitas famílias.
Leia mais: CPF na nota fiscal pode valer Prêmios Milionários – Veja como Funciona
Para os que possuem direito, a primeira parcela já ficou disponível em abril, desde o dia 24, já a segunda estará sendo distribuída neste mês de maio. A primeira parcela equivale a 50% sobre a quantia do benefício.
Por outro lado, a segunda parcela ficará disponível com o valor correspondente com a diferença dos 50% antecipados e o valor integral do abono anual. No total, cerca de 33,7 milhões de aposentados receberão o abono.
Calendário do INSS de 2024

Por fim, é importante dizer que também terão direito ao abono natalino do INSS além dos aposentados e pensionistas, em 2024, quem recebeu auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade.
Leia mais: Urgente: Estudos confirmam novo efeito colateral do Omeprazol
O calendário dos benefícios para maio começa a valer a partir do dia 2, e torna-se válido que todos estejam analisando as datas já disponibilizadas para a consulta dos benefícios, evitando qualquer tipo de contratempo aparente no recebimento.
Gostou do conteúdo? Portanto o Jornal JF traz diariamente as melhores notícias sobre o INSS, política, economia e entretenimento. Continue acompanhando o nosso blog e não perca mais nenhuma atualização!
Veja Também: CALENDÁRIO de PAGAMENTOS INSS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!