O Programa CNH Social acaba de abrir 5 mil vagas. Portanto, leia até o fim para saber como funciona a CNH social e quem pode participar para ter a Carteira Nacional de Habilitação de graça. Oportunidade para quem sonha em adquirir esse documento.
Carteira Nacional de Habilitação

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de 2024 sofreu algumas mudanças, mas ainda assim ela é de suma importância para a segurança no trânsito e independência pessoal, permitindo que condutores transitem com segurança por diversas regiões do país.
No entanto, a obtenção desse documento pode ser um desafio para muitos, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades financeiras. E essa realidade, infelizmente, contribui para a insegurança no trânsito, como acidentes provocados também por indivíduos que optam por conduzir carros sem possuir o devida documento.
Mas para enfrentar esse cenário e ampliar o acesso dos brasileiros à CNH, o governo implementou o Programa CNH Social, que oferece a oportunidade de ter a carteira de graça.
No entanto, antes de adentrarmos nesse tema, é relevante discorrer sobre outros aspectos igualmente importantes, como as principais mudanças na CNH em 2024. Portanto, prossiga a leitura até o fim.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.
Mudanças na CNH em 2024
Primeiramente, é válido dizer que todos motoristas devem realizar exames psicológicos e toxicológicos, independentemente da categoria, antes de dirigir.
Ademais, a validade do documento é uma das principais mudanças da CNH em 2024. Portanto, veja abaixo de quanto em quanto tempo as pessoas precisam fazer a renovação da CNH:
- Motoristas provisórios: 1 ano;
- Idosos acima de 70 anos: 3 anos;
- Quem tem entre 50 e 69 anos, precisa renovar a cada 5 anos;
- E quem tem menos de 50 anos, deve renovar a cada 10 anos.
Leia mais: Projeto de lei polêmico: CNH e linhas telefônicas de pichadores podem ser suspensas
Programa CNH Social de 2024
O Programa CNH Social de 2024 é uma iniciativa extremamente importante para as pessoas que não conseguem arcar com as despesas para tirar o documento, que cá para nós, não é nada barato.
Atualmente, para tirar a CNH é preciso desembolsar em média R$ 2.240. Ou seja, quase duas vezes o valor do salário mínimo.
Portanto, com o programa CNH Social, o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai ficar muito mais fácil. Nesse sentido, veja quem pode participar e como se inscrever.
Leia mais: Lula aumenta novo salário mínimo para R$ 1502 – Veja quando vai acontecer! Não Perca
Quem pode participar da CNH social
As regras da CNH social podem variar de acordo com o estado, mas é válido informar que, em geral, a pessoa precisa ser inscrita no Cadúnico, comprovando ser de baixa renda. Ademais, outros critérios são avaliados. Veja alguns:
- Pessoas aptas a dirigir, acima de 18 anos;
- Pessoas alfabetizadas (pois na prova teórica é preciso ler, interpretar e escrever);
- Ser de baixa renda;
- Estudante de escola pública;
- Ser pessoa com deficiência;
- Estar desempregado(a) há mais de 12 meses;
- Beneficiários do Bolsa Família.
Leia mais: Benefícios para quem tem CadÚnico- Confira 6 benefícios para esse público e critérios para conseguir
Como se inscrever na CNH de graça
Para iniciar o processo, é fundamental verificar se o estado em que você reside disponibiliza o programa CNH Social. Posteriormente, é necessário acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) correspondente (da sua cidade) a fim de obter informações detalhadas sobre o processo de inscrição.
Ademais, é importante ler o edital de cada região. Afinal, como dito anteriormente, cada região tem suas regras para se inscrever no programa que dá a CNH de graça.
No Acre, por exemplo, o edital disponibiliza mais de 5 mil vagas para o Programa CNH social em 2024, com datas de inscrição até 21 de maio.
E para se inscrever, basta registrar os dados pessoais conforme a categoria de CNH selecionada e concordar com o termo de responsabilidade. Lembrando que é de responsabilidade exclusiva do candidato colocar todos os dados corretos para não ser desclassificado.
Portanto, não deixe essa oportunidade passar e procure as informações do Detran da sua região para conseguir o benefício de gratuitamente. Boa sorte!
Veja também: saiba se você vai receber a grana extra!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!